terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Restaurante Taikô – Shopping Iguatemi

Não é novidade que o tal sushiestá na moda. Aquele enroladinho de alga com arroz e recheio diverso. O peixecru é pop e o temaki também curte aonda fashion da comida oriental. A onda que começou com mauricinhos e patricinhas já faz tempo que engatou nos “pró-saúde” que repetem incansavelmenteos poderes que a alga usada no sushi tem de melhorar sua pele, cabelo, unha enível de colesterol.




Nessa “vibe” oriental milhares derestaurantes estão fazendo sucesso, que alguns dizem ser momentâneo. Muitosrestaurantes investem no modelo de refeição livre (e geralmente a qualidade éduvidosa) outros preferem o fastfood comoo restaurante Japex (originalmente o sushi era fastfood, no Japão).



Uma boa escolha para quem queraproveitar um bom sushi é o restaurante Taikô, localizado no shopping Iguatemi (Florianópolis-SC). Lá, além da comida, há um ambiente agradável, luz adequada (fraquinha, semagredir o olho) e ótima decoração com tema oriental. O que mais me chamouatenção foi o Buda entalhado na madeira. É uma pena que aliado a isto exista uma misturade clima happy hour chique, comalmofadas do champanhe Veuve Clicquote destaque para a bebida francesa no balcão. Há aí uma mistura de talvez umfalso interesse pela cultura oriental - uma verdadeira vontade de fazer pose derico. É uma pena.


Quem acompanha a economiabrasileira não me deixará mentir: os restaurantes japoneses inflacionaram seuspreços, devido á procura ser muito alta, assim os fornecedores não deram contade vender tanto salmão e tiveram que aumentar o preço. Logo, o que já era bom(para quem gosta de esbanjar) ficou ainda melhor.
Modismos a parte, a comidajaponesa pode ser saudável, mas cuidado para não focar apenas na idéia de quejaponeses comem sushi o dia inteiro. Eles comem muito peixe (que não engorda,tem pouca gordura e é rico em Omega 3 - bom pra memória) e verduras. Quase nãocomem carne vermelha (que é bem gordurosa) e suas sobremesas não levam açúcar.Lá não usam leite condensado para fazer os doces e o chocolate é de boa qualidade,diferente do nosso aqui no Brasil que levam muiiiitoaçúcar. Bom, alie isto a uma disciplina rígida e o fato de na capital (Tóquio)os japoneses caminharem muito, já que não compensa ter carro e o metro é ótimo.

Enquanto isso você se enche dearroz (sim, sushi é quase 70% de arroz não é?) e acha que vai emagrecer.Cuidado! Além do mais o sushi é peixe cru, ou seja, sem o wasabi e o shoyu elenão cozinha (assim, não cozinha de fato, mas mata as bactérias que podem estarnele). Assim, o sushi ou sashimi em excesso e consumido da forma errada podefazer mal, causar problemas no intestino por exemplo. Além disso, há a questãode que frutos do mar podem estar com altos níveis de toxinas, como mercúrio (devidoà poluição), principalmente o atum.

Mas sim, o sushi é bom esaudável, comparado com outras culinárias, mas tudo com limite né? Recomendoque não aceite convite para jantares do tipo “livre”, não compensa! Mesmo quevocê coma o equivalente aquele dinheirão não vai fazer bem pra sua saúde. Omesmo vale para pizza, comida livre é para quem voltou da guerra ou ta comanemia, não para pessoas normais. E lembre das francesas, comem pouco mas com qualidadee estão sempre magras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário