quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bairro do Farol (Laguna - SC), no inverno.

O fim daviajem na Serra foi o litoral: Laguna (SC).Ficamos numa das diversas pousadas do local (pousada da Genoveva), ótima e bem em conta!
No inverno a região do Farol fica quase deserta, há padaria, restaurante tudo por perto, até porque não há bem assim um longe, longe já é Rio Grande do Sul ou a travessia na balsa.











A padaria abre cedo, serve de tudo, e tudo muito do bom! Depois dali fomos dar uma volta pelo bairro, observando as cores das casas, o colorido que parecia uma obra da Tarsila do Amaral.

Numa das vendas pudemos avistar um cão no telhado, também sem nada que fazer, só apreciando.
Os pescadores chegaram com tainhas e siris, estes eles jogaram na areia, será que não sabiam do valor? O que é valor para este povo simples e rico, tão rico que jogam siri gigante fora e a gente dando tudo por uma casquinha de siri qualquer. Qual o tesouro que prende as pessoas aos lugares mais simples, onde parece haver nada. Pouca oportunidade de trabalho, lazer, estudo.


À noite fomos ao “Arregado” um barzinho que vende sanduíches. Com decoração de praia, estilo “bob Marley-good vibrations” tinha som rolando, e era dos bons! A princípio achamos que iria ser algo simples, mas o lanche era mesma arregado! Super gostoso, e com tempero diferente, caprichado, fresco, de qualidade. O frio estava pedindo uma caipirinha, então pedimos uma também (e depois mais!) que também estava ótima. O atendimento excelente, só de falar está dando vontade de voltar.


O que tem o um local simples como o bairro do Farol de Santa Marta? Gente simples e contente,que atende a gente com sorriso, faz tudo no capricho e ainda puxa papo como se fosse amigo, contando os “causos”, os clientes que esquecem as coisas lá... a vida... e assim quando a gente menos espera, vê que quer ficar por lá.
Que encanto sinistro é esse, será o canto das sereias?
Verão que vem eu descubro! E conto pra vocês.


















Texto: Alessandra Knoll Pereira
Fotos: Gabriel Pereira Knoll

Nenhum comentário:

Postar um comentário