domingo, 1 de julho de 2012

As idades do amor - Filme



    O longa metragem "As idades do amor" é na verdade o terceiro da série de filmes italianos Manuale d'Amore, cujo primeiro lançamento deu-se em 2005. Porém não é preciso ver os outros para entender este recorte de contos ao estilo de Simplesmente amor. Além do jeitão italiano e o idioma que combina perfeitamente com o tema (o amor, oh.. l'amore!) o filme conta com Robert De Niro fazendo um senhor simples, bem diferente dos seus personagens usuais. Mas quem rouba a cena mesmo é Carlo Verdone, ator italiano que participou dos outros  Manuale d'Amore 1 e 2, porém fazendo outro personagem. A beldade Monica Bellucci, que contracena com De Niro, também já havia participado de  manual do amor 2. O roteiro são três pequenas  historietas tragicômicas que se entrelaçam casualmente e dividem o amor em três tempos: juventude, maturidade e velhice.

      Estou naquela fase entre o comodismo e o saudosismo, em que me apetece muito mais rever um filme antigo que ir ao cinema ver o novo, porém pouco surpreendente, sucesso de Holywood. Quando se é jovem tudo encanta, até livro do Paulo Coelho. A gente chega a ouvir trocentas vezes aquelas músicas deprês do Renato Russo; e depois tudo passa, é fase, descobrimos novos tons, cores e sabores.
 Após umas 5 novelas, por exemplo,  todas são quase iguais e lamentavelmente previsíveis. Acontece semelhante coisa com a sétima arte: tudo fica mais do mesmo e a gente começa a se decepcionar com certos filmes, atores e diretores, e então passamos a ter medo de ir no cinema e ficarmos entediados novamente. Então começamos aquela fase em que temos que nos cuidar para não sermos insuportavelmente chatos. Tomo um cuidado imenso para não me encaixar naquela classe de pessoas (das quais conheço um bocado) que critica tudo que é filme blockbuster e só ve filme iraniano mudo, ou qualquer coisa bem estranha que só a pessoa gosta. Tomo aquele cuidado pra não ser a estranha esnobe, o que já é bem difícil no país do futebol, da música ruim, da farra, da gravidez antes dos 18 e da falta de estudo e cultura.
Quem sabe eu já tenha entrado na classe dos alternativos há muito tempo e de tão esnobe não tenha me tocado ainda, pensando que estou resistindo aos gostos mais estranhos ao mesmo tempo em que seleciono vinhos e faço piadas em francês. Esta autocrítica acima é porque irei falar bem de um filme, bom... irei falar muito bem de um filme que é italiano!  Nessuno è perfettocapito?
     Na primeira parte, juventude do amor, o filme trás um advogado e noivo que recebe a chance da sua carreira quando vai à uma cidadezinha com a missão de convencer uma família a vender a propriedade para uma empresa que quer fazer um campo de golfe. Coisas inusitadas acontecem e o jovem se questiona se quer mesmo casar, se quer mesmo ser um advogado mentiroso e manipulador e se quer mesmo voltar à sua vida. Com um humor triste e peculiar esta primeira parte do filme é cativante.
     A segunda parte, a maturidade, trás a chance de vermos novamente Carlo Verdone fazendo o papel de um homem de meia idade que se mete numa fria, e depois numa gelada! A cada reviravolta o público se delicia com o humor deste ator italiano que não teríamos a chance de aproveitar assim num filme mais holywoodiano
     O fator Hollywood se dá na parte três, em que aparece Robert De Niro fazendo um papel de um velho simples, arqueólogo americano aposentado que fez um transplante de coração.  De Niro fala em italiano com sotaque novaiorquino, com seu jeito fanfarrão se mete em várias confusões e faz até um stripteaseMonica está corpulenta e lembra bem as matronas italianas em seu corpo rechonchudo.
    Muito da cultura italiana pode der vista no filme, como a paixão pelos carros e as frases piegas de amores incontroláveis. Além do cupido que é um taxista brega e jovem. O próprio filme faz piada com os italianos, quando um dos personagens diz "mas aqui é Itália, a lei aqui é facultativa, a gente pode seguir a lei ou pode decidir não seguir, entende?".
    Vejamos, não é porque o filme é mais do estilo alternativo e em italiano que eu não posso gostar não é? Bom minha gente, é a assim que começa. Daqui a pouco estarei eu a assistir filme iraniano mudo!

Para ver o trailer clique aqui.

Para ver o trailer do Manuale d'Amore 1, clique aqui.

Para ver o trailer do  Manuale d'Amore 2, clique aqui.

Grazie!


Texto: Alessandra K. P.
Fotos: divulgação do filme.

2 comentários:

  1. Adorei o texto Alê. Chamou-me atenção o título do post pois eu quase cheguei a ir ver esse filme. Mas olha, adorei a forma como você escreve, bem legal mesmo. E deu vontade de ver o filme. Parabéns! Bjus, Clenia de Mattia

    ResponderExcluir
  2. Seu texto é ótimo: informa e situa o leitor em relação às qualidades do filme.

    ResponderExcluir