sábado, 22 de dezembro de 2012

Melk - Baixa Áustria - Europa

      Semana passada falei aqui sobre o passeio pelo rio Danúbio. Continuaremos com este passeio agora em terra firme: bem-vindo à Melk!
      Esta cidade muito formosa da Baixa Áustria fica num distrito de mesmo nome, é conhecida mundialmente pelo mosteiro amarelo. O local onde o barco aporta é conhecido pelo nome "Paisagem Cultural de Wachu" e é patrimônio da Humanidade (UNESCO).



 

    Este local inspirou Umberto Eco a escrever seu famoso livro "o nome da rosa". A abadia foi doada aos monges beneditos em 1089, antes disso ela era residencia  de Leopoldo I.



       A abadia consiste no mosteiro, igreja, escolas, espaços culturais e uma enorme biblioteca, onde se encontram segredos da igreja e enormes bibliotecas com livros escritos em códigos utilizados somente pela igreja. É mesmo um local que inspira muitos contos não é?  A biblioteca é composta de 12 salas com um acervo de cerca de 1.888 manuscritos e muitas livros. O total de obras passa de cem mil volumes.




          A Abadia de Melk é imponente e luxuosa em sua arquitetura barroca com origem germânica. A construção aproveitou o terreno e foi feita em cima de uma grande rocha, resultando numa bela vista.

      O local já representou esplendor mas também passou por épocas de recesso. já no século XV a abadia foi palco da Reforma de Melk, uma rebelião religiosa de caracter humanista.nos anos de 1702 e 1036 o mosteiro foi reformado e passou a desenvolver também atividades artísticas.
   
    Aprecie um pouco da grandeza do local com estas fotos (clique para ampliar)





      Entre os anos setenta e o ano de 200 a abadia foi restaurada e foi criado um museu com a sua história, pois  atualmente o foco é o turismo. A cidade é bela e organizada, local de ricos e cultos.

    Mesmo para quem não gosta de religião e outras coisas que envolvem questões da igreja, o passeio vale a pena só pela cinade de Melk, que é uma graça!







Texto: Alessandra

Fotos: Ernani Luz





Um comentário: