quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O clássico nunca morre: Montevidéu (URU)

    Quantas capitais nacionais você conhece que são  costeiras? No Uruguai é assim. A maior cidade do país, por consequência é a mais cultural, mais dinâmica, a mais violenta (?): o centro do país.

      Montevidéu é também chamada "a Suíça das Américas", já os que conhecem as capitais do sul da América Latina dizem que Montevidéu é uma Buenos Aires pequenina. Em certo aspecto, isto é verdade, afinal de contas as cidades são próximas e participaram de períodos de colonização e imigração muito parecidos. A sorte é que os uruguaios não são argentinos, brincam alguns hermanos da celeste.
        
 
    Não é difícil entender a capital uruguaia, embora seja repleta de pormenores. O que é fácil de compreender é a paixão pelo chimarrão. O povo se reúne no final da noite só para ver o por do sol e tomar um mate quente - ainda mais nesse inverno.

      No inverno, Montevidéu é a cidade elegante, com pessoas bem vestidas (o inverno traz este ar), cidade muito limpa e organizada. Os carros antigos espalhados pelos vários cantos da cidade deixam o clima mais clássico. É uma cidade muito "chiquê".

    Já no verão, é engraçado ver as praias da Capital de um país lotadas. As pessoas gostam verdadeiramente de Pocitos e Buceo, as praias mais conhecidas da capital. O clima é super praieiro, mas com ar clássico - é super interessante.

        Além de visitar as feiras locais e garimpar objetos antigos e únicos, imprescindível para os turistas é  também visitar a Ciudad Vieja, a praça de independência e o Mercado do Porto, locais onde se pode apreciar o local e conhecer um pouco da história. Há também o famoso Teatro Solis, que sofreu um incêndio em 1997, mas já foi totalmente reformado. Que eficiência dos hermanos!

      Quem aprecia uma boa gastronomia deve ir ao bairro Buceo (que fica apenas  a 10 minutos do centro) e é repleto de restaurantes e adegas. A dica para os visitantes mais ousados é ir no famosos Bar "FunFun" uma tanueria que tem mais  de 120 anos, e pedir uma bebida que só tem lá, chamada "la Uvita". esta delicatesse nada mais é que uma bebida à base de vinho e ervas.

       Não deixe de visitar a praia de Pocitos, também chamada "pequena Copacabana". Conseguiu perceber que os Uruguaios adoram o Brasil, não é? Vamos lá conferir!

Alessandra e Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário