quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Costa da Lagoa da Conceição (leste de Florianópolis)


Local de difícil acesso, formou-se uma comunidade, com posto de saúde, escola desdobrada (duas ou mais séries na mesma sala), botecos de bairro (com sinuca e pinga), sorveterias e vários restaurantes para os turistas ou nativos. Os frutos do mar são frescos e o preço é bem em conta. Como a natureza ainda é bem preservada, é comum ver turistas alimentando as
gaivotas das mesas do restaurante, no trapiche. Há também uma bela cachoeira, com uma pequena represa d’água que forma uma piscina refrescante!



Há duas formas de chegar lá: uma é pegando o barco que sai da ponte do centrinho da Lagoa, a outra é caminhando quase 2 horas de trilha. Já para voltar há uma terceira e indesejada opção: de helicóptero. Isso vai acontecer se você não obedecer aos diversos avisos de “cuidado, não suba nas pedras, escorregadio, caution”. Foi o que ocorreu com uma turista mineira neste domingo (30/01), que teve a brilhante idéia de subir na parte mais alta (aproximadamente 10 metros de altura) da cachoeira. De lá, onde nem os experientes moradores sobem, ela escorregou, caiu e bateu a cabeça, morrendo na hora. Ao seu auxilio foram helicóptero e lancha do corpo dos bombeiros que de nada mais adiantaram. Fica então um alerta para quem gosta de conhecer a natureza, porém não temê-la: cuidado, pergunte aos moradores locais sobre os perigos e mais: obedeça à sinalização!


Para quem escolher ir caminhando, a trilha começa no Canto dos Araçás, no ponto final do ônibus com mesmo nome, que sai do terminal da lagoa, vulgo TILAG. Você pode ir de carro e estacionar no Centrinho, caminhando bem pouco até chegar na entrada do caminho dos araçás. A rua é estreita, não viável de estacionar; além do mais é possível que você queira voltar de barco, cuja parada final é no centrinho.



Na entrada da trilha há uma placa informando os novatos, bem como há sinalização durante toda a trilha. O caminho é tranqüilo, com poucas subidas. Durante alguns trajetos do percurso a trilha passa na frente das casas de alguns moradores que podem ser vistos caminhando no local (com uma destreza bem melhor que a nossa) e logo somem de vista à nossa frente. Algumas dessas casas têm cachorros e placas de cuidado, então, siga em frente sem perturbá-los. Cachorros de rua podem ser encontrados pelo caminho, como este da foto que nos acompanhou durante todo o percurso até a cachoeira.



Também é comum nos depararmos com lagartos, que fogem muito rápido, com mais medo que nós. Os sagüis (pequenos macaquinhos) também são difíceis de enxergar, pulando de galho em galho, só eles já valem o passeio. Borboletas, flores e insetos em geral são um show a parte. Você pode visitar o engenho e enriquecer sua visão de história. Isso tudo você deixa de ver se resolver ir de barco, que custa apenas R$ 3,60 e passa a cada uma hora. Tem também o barco executivo que é R$ 5,00 e sai de meia em meia hora dos diversos pontos de barco em forma de trapiche, como estes da foto.
Para finalizar, segue abaixo mais fotos deste lindo passeio.
Todas as fotos foram tiradas dia 30 de janeiro de 2011 por Alessandra Knoll Pereira e Gabriel Pereira Knoll.



Timão do Barco que leva à Costa da Lagoa.
Insetos e Flores na trilha para a Costa da Lagoa.

Uma das embarcações que leva à Costa da Lagoa.
Ponto de Barco, embarcações e restaurante à beira da Lagoa.
Gaivota dividindo espaço com turistas em restaurante.
Casa secular abandona no meio da trilha.
Outra Gaivota. O animal mais visto por aquelas bandas.
Cotidiano da Lagoa da Conceição. Ao fundo Avenida das Rendeiras, um dos pontos turísticos da cidade.

3 comentários:

  1. o seu blog é sobre lugares e viagens?

    po que legal ;D !!
    o meu é mais simplezinho... mas se der dá uma passadinha lá tá?

    www.mentaflocada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Vala cade nunca mais postou não? O.o

    bem só passando para saber das novidades do seu blog e pra dizer que tem coisa nova no meu

    (hoje temos 2 animações, um curta-metragem, e um vídeo!) ontem a postagem foi sobre fotografia -Sebastiao Salgado- e indicaçao de livros! Vai lá ^^ www.mentaflocada.blogspot.com


    beijos!

    ResponderExcluir