sábado, 15 de outubro de 2011

Oktoberfest 2011: Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Blumenau é conhecida no Brasil por duas coisas: as grandes enchentes e a Oktoberfest, a segunda maior festa alemã do mundo - ou a maior festa alemã fora da Alemanha. Mas vamos para a parte boa: a maior festa alemã fora da Alemanha. Este título não é dado de graça à cidade. De fato, a Oktoberfest de Blumenau é grande, mobiliza muita gente, é divertida, mostra um pedacinho da cultura alemã que persiste em existir neste pedacinho ao sul do Brasil.

Vamos falar da festa, certo?

Você pode escolher os lugares que prefere frequentar. Na época da Oktober (para os mais íntimos), os lugares de lazer, gastronomia, bebedeiras, etc, são inúmeros. Das ruas de Blumenau aos pavilhões da PROEB, o visitante, o turista, o blumenauense, o morador do vale e alto-vale pode escolher o que mais lhe convém. Os bares sempre estão dispostos a colocar mais uma mesa à rua - é uma diversão em tanto -, ou apenas ir à casa de um amigo e comer o bom e velho churrasco blumenauense já é o suficiente.



Eu ainda não tive o prazer de entrar no Pavilhão, mas pelo que vi na Oktoberfest de São Pedro de Alcântara (cidade alemã da região da Grande Florianópolis que também faz sua Oktober), a coisa lá dentro ferve. Várias bandas folclóricas cantando em alemão é a diversão.

Uma das coisas mais legais de se ver neste reduto alemão do Brasil é o desfile da cultura alemã de Santa Catarina. Deve-se levar em conta as várias vestimentas, os diferentes grupos, as inúmeras atividades e tudo mais que se destaca dentro da própria cultura alemã. Os carros alegóricos trazendo profissões daquela época da colonização, outros trazendo a bebida típica da Oktober - a cerveja -, alguns com comida local, os salsichões, a madeira; Tudo é motivo para fazer festa!

No meio do desfile, lógico, não poderiam faltar os vários grupos de dança típica alemã, os famosos Tanzgruppe. Para quem costuma associar o povo alemão à frieza, à rigidez ou ao pulso firme, a Oktoberfest vai mostrar o outro lado do povo germânico.




O turista que mal conhece a cidade pode muito bem passar o dia se divertindo apenas no desfile realizado na rua XV de Novembro, a antiga Wurststrasse, bem no centro de Blumenau. A dica fica para aqueles que forem se alojar na cidade e não estão dispostos a andar de carro: da rua XV aos pavilhões, onde a festa ferve, a distância é considerável. Então, se você é preguiçoso, ou apenas não gosta de andar, não é muito recomendável sair da desfile e ir direto ao Pavilhão.




Outro fator blumenauense a ser destacado é a beleza humana. Não podemos questionar, o povo alegre emana beleza, e a Oktober faz o cidadão de Blumenau parecer o mais lindo do planeta (embora este seja um valor muito questionável nos dias atuais). Assim eu faço o gancho para o próximo assunto: os novos visitantes da Oktober de Blumenau - SC.
Muitos amigos meus, mais velhos e experientes que participam da festa há muito tempo, dizem que a essência da brincadeira começou a sumir por volta de 1999. Eles dizem que muitos turistas chegam na festa com o intuito de arranjar mulher, de farrear, de transformar tudo isto num simples carnaval grotesco medieval. E isto é notável.
Bem na rua XV de Novembro, na frente da Havan (antigo prédio dos Möelmann), os jovens se reúnem em grandes grupos, os sotaques se misturam e os palavrões e desrespeitos surgem a todo instante. Se você é um casal novo e está desacompanhado, cuidado com este local. Se você está sozinho, simplesmente só, cuidado com este local. Só para contar um causo: estava eu, conversando com um amigo, quando um sujeito fitava minha câmera fotográfica e conversa algo com seu "parceiro". Aquilo foi muito ruim, mas minha sorte que tinham vários policiais militares ao meu lado.
Portanto, a festa não é só festa. Ela está parecendo um carnaval de Recife. Todo o cuidado é pouco.
Outro ponto negativo é a BR-470, ligação de Blumenau com o litoral catarinense. A estrada é ruim, o trânsito aumenta demais e os bêbados não respeitam quem não se embriaga. Todo o cuidado na estrada é pouco.

A Oktoberfest de Blumenau vai de 6 a 23 de outubro, nas ruas do centro da cidade, no Pavilhão ou em qualquer lugar que tenha gente vestida de trajes típicos.

Informações adicionais:

Santa Catarina conta com 10 grandes festas em Outubro, vai a listagem:

Oktoberfest - Itapiranga
Oktoberfest - Blumenau
Fenarreco - Brusque
Marejada - Itajaí
Schützenfest - Jaraguá do Sul
Festa do Imigrante - Timbó
Oberlandfest - Rio Negrinho
Tirolerfest - Treze Tílias
Fenaostra - Florianópolis
Heimatfest - Forquilhinha

Foto e texto: Gabriel P. K.




Um comentário: