sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Show da banda Não Contém Glúten e novo single


Nesta quarta-feira rolou mais um show da banda Não Contém Glúten, que recém lançou seu novo CD intitulado Gnu.
Sim, gnu, aquele animal que eu não sei dizer se é búfalo ou outra coisa, mas sei que tem lá na África do Sul. O “front man” da banda explica que escolheu o nome por ser algo sonoramente agradável e também porque brinca com NCG, as iniciais da banda (apenas trocando o C pelo U).


A banda Não Contém Glúten é formada por 4 integrantes e mais um elemento surpresa que participa eventualmente com Trompete. Os codinomes do pessoal são todos cômicos: Ted Pepito (Guitarra e Voz), Jack Johnny Jr. (Contra-baixo), Toco Touch Touchen (Guitarra Solo) , Negritude X (Bateria) e Billy Besouro Louro (Sopro e Voz). Assim como é divertida a primeira faixa do álbum Gnú, descontraída e com ótimo instrumental, lembra surf music. Mas não pense que a banda vai se deixar decifrar tão simples assim, ela não é uma banda surf e não é também uma banda indie, ou alternativa, ou seja lá qual o rótulo que a gente tente encaixá-los. Eles simplesmente querem tocar o que chamam de “seu som”
 
   Vamos ao som então: A segunda faixa do álbum, chamada Para Fernália, começa bem introspectiva e já é possível perceber o lado poético. A terceira faixa, é a mais sincera e poética. Desde a primeira vez que a ouvi percebi que só tinha uma coisa errada com ela: faltava um clip! Aguardem: rumores dizem que um vídeoclip está a sair do forno, quentinho.

A música 04, cabrito sonhador, é ingênua, e esperançosa. Esta música foi a mais cantada pelos fãs durante o show. Sim pelos fãs e não pelas fãs, o que era de se esperar. Não, não era de se esperar, afinal a banda é séria e está há mais de 5 anos na estrada. A honestidade das letras desta música fizeram muitos sonhadores se identificarem com seu refrão. E, vamos lá, quem nunca foi um sonhador? Quem nunca se perguntou: “quem, se apaixonaria, por um subversivo, cabeludo como eu. Eu digo: quem?”. Bom, disso não sabemos, mas muitos já se apaixonaram por esta música e pela esperança de encontrarem um amor verdadeiro, que aceite – e até goste- dos nossos defeitos, porque não:

“Procura-se garota que aguente
a ausência de fortuna e de um carrão
Procura-se garota pra dar nome a essa canção”

Desafio você [leitor] a ouvir esta música e não ficar com vontade de cantar junto. Liberte o cabrito sonhador que tem dentro de ti!

Na quinta música (As botas que o Judas perdeu), percebe-se que foi um momento de conflito do escritor, talvez traumático. Na música Ted canta que “não há nada que eu não faria para ter uma garota de all star”, porém em uma das primeiras entrevistas Ted explicou que depois dessa música ele parou de gostar desse tênis. Mais uma vez o poder da música da Não contém glúten é um sentimento (ou um turbilhão de sentimento) que é revelado de forma muito honesta.

A última música (apesar do título em português: Fúria Furada) é em inglês, segundo o autor, Ted, “infelizmente, quando eu compus esta música eu estava no exterior e eu pensava em inglês, pois falava só em inglês”. lamentos a parte, é uma bela música, transmite uma energia positiva.

Recomendo baixarem o CD e ouvirem, o instrumental é muito bom, fugindo daqueles 4 acordes básicos do pop rock, com a intenção de “fazer as pessoas pensarem” (tarefa nada fácil). E as letras demonstram, no geral, a motivação de quem acredita. No que? Em tudo. A ingenuidade me lembra que John Lennon acreditava que a guerra tinha terminado, bastava querermos (war is over! IF you want this). Mais uma vez eu me pergunto o quão fina é a linha que separa loucura de genialidade:

Tenho uma banda desde os 17 anos
que eu cultivei à base de sonhos e planos,
mas hoje receio ter um problema:
de não saber se valeu a pena!

Não vou dizer aqui: "fiz o melhor que pude!",
mas o certo é que eu cedi minha juventude
e veja só o que foi conseguido:
eu me tornar um louco desiludido

Quem perdeu pode acompanhar alguns vídeos do show pelo youtube (http://www.youtube.com/watch?v=1LZjUGELpto e outros vídeos no meu canal "kawaiitwist") ou entrar no site oficial da banda e baixar de graça o CD (que também é vendido a cinco Reais no contato www.ncgluten.com.br/ (48)9635-1211)

Texto e fotos: Alessandra Knoll Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário