domingo, 27 de novembro de 2011

Ponte Hercílio Luz: uma vergonha para os catarinenses

Turista que se preze, não pode deixar de visitar a ponte Hercílio Luz. É uma maravilha da engenharia, mesmo fechada há mais de 20 anos para o tráfego de veículos e pedestres, havendo apenas espaço para reformas e mais reformas. Mas para quem é catarinense e tem seu bolso afetado por esta ponte, sabe muito bem que este emaranhado de ferro, ferrugem e entulho não passa de uma grande estrutura estúpida. 
A novidade trazida por um ex-professor que tive na graduação da UFSC foi a que mais me surpreendeu em todos estes anos. O professor de história do Brasil comentou em sala de aula sobre nossa maravilhosa ponte e os feitos da República Velha para a construção desta 'pequena gigante de aço'.

    No início da década de vinte o Governo do Estado pediu um empréstimo ao FMI para a construção da Ponte. Até aí tudo bem. Estávamos numa avalanche de modernismo e mudanças no Brasil e a pequena e Recém fundada Capital Florianópolis precisava de ligações mais plausíveis com o Brasil, só de bateras e barquinhos era impossível deixá-la como Capital de um Estado. Ainda havia um problema: o Estado não tinha dinheiro suficiente para a construção da ponte, eles precisavam de muito mais recursos. Então, ao pedir esta grande quantidade de dinheiro, o Governo junto ao FMI estipularam um prazo para o pagamento:  60 anos. 
    Logo após a finalização da construção em 1926, o Brasil "prosperou" junto a Era Vargas e Regime Militar. O que quero dizer é que a ponte foi efetivamente paga em 1984, alguns meses antes do desmantelamento do Regime. Viu como eles são competentes? Os sujeitos conseguiram pagar a ponte com maestria! Devemos absolutamente nada. Mas a ponte já estava velha e caindo aos pedaços. Em 1982 o Governo do Estado foi obrigado a fechar a 'Velhota' para automóveis pesados - apenas pedestres, carroças e motocicletas podiam circular nele. Antes mesmo de pagar a bichana, ela já estava condenada - diz o velho "mané" que é culpa do "salitre".
    Eu até lembro de ter andado uma vês por cima dela, mas isto foi porque sabíamos que em 1991 ela seria totalmente fechada. Ou seja, na época dos meus bisavôs o Governo fez um empréstimo que não durou o suficiente para seus bisnetos andarem neste bicho de ferro.
    O pior é que esta balbúrdia, este vexame financeiro e político é aplaudido por turistas como se fosse a mais bela obra de arte da cidade. Pois digo que isto é uma cicatriz para todos os Catarinenses (natural daqui ou não). A ponte é vista como um símbolo da cidade, como algo próspero e positivo. Mas sabemos que tudo isto é um erro grotesco por parte destes sujeitos. A ponte envergonha, humilha e "tira sarro" da população que ainda paga para ter um entulho de ferro em sua porta de entrada. Há mais de vinte anos ela nos causa gastos desnecessários, imprimi na folha do TCE-SC um rombo gigantesco que poderia ser revertido para as áreas de cultura, educação ou segurança. Mas precisamos é reviver um "treco" velho e enferrujado bem nas nossas fuças, todos os dias.


    Estas duas fotos acima mostram a ponte vista do lado não-turístico. Como ela se torna bonita, não é verdade? Entulhos, ferros, sujeira, objetos que passam despercebidos pelos turistas babões da cidade. Se você é um turista, sabe muito bem, a partir de agora, que não devemos achar que a Ponte Hercílio Luz é um símbolo positivo. Ela traz gastos, como um saco furado. 

4 comentários:

  1. Concordo com teu texto,a ponte deveria ser desmontada antes que caia. Essa ponte esta no meu inconsciente onde experiencias de sonhos e pesadelos nao me faltaram, ja sonhei com ela varias vezes, na maioria das vezes pesadelos é verdade. No inicio dos anos 90 tive a oportunidade de subir no topo do monstro e lá em cima, juntamente com meu amigo Daniel, escrever um texto poético. Ums anos atraz foi a vez deum outro amigo, o lageano,subir nela também, mas este com outro objetivo: dar cabo da propria vida, o cara subiu o mais alto que pode e de lá se atirou nao morrendo porque,segundo os bombeiros, caiu em pé. Ele nao foi o primeiro, suicidas adoram uma ponte e esta ja foi cenario de varias tentativas e muitos sucessos no tal intento.Falando nisso me ocorreu uma questão: por onde anda o lageano? acho melhor nao encontrar a resposta...

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    1. Dale Wanderley,

      então, a ponte é uma mistura de prazer, solidão e desespero. É a única, por isto dizem ser bela; por ser única, ela é solitária por definição; assim podemos ver o quão solitários somos, entrando no mais absoluto desespero.

      Agora, sobre o Lageano, se não me engano ele está lá em Lages, voltou. Parece que também engravidou uma ex-namorada que agora é mãe do filho dele. Enfim...

      Estas histórias da ponte são sempre bem vindas. Valeu pelo comentário.

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  2. Se o interesse em manter a ponte é estético, seria no mínimo mais econômico desmontar logo duma vez e fazer uma réplica, já incorporando alguns upgrades no tratamento anticorrosivo das peças metálicas e substituindo o sistema de suspensão de barras de olhal por cabos trançados.

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  3. Conconrdo com o Kamikaze acima. Mas acaba que as pessoas se apegam ao monumento mesmo. Penso mesmo que o maior problema nem é manter ou noa manter.... fazer isso ou aquilo. O problema MESMO é o desvio de verba. São são os Ourofinos que tem por aí.

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