segunda-feira, 2 de julho de 2012

O novo MASC (Museu de Arte de Santa Catarina)


     O Museu de Arte de Santa Catarina reabriu no Centro Integrado de Cultura (o CIC) depois de ter passado por diversas crises e casas diferentes. No próprio MASC podemos ver a exposição da história deste museu juntamente com um pouco da história da arte catarinense e dos artistas e colaboradores. 
     A exposição de longa duração chama-se “MASC – Tempo, Espaço e Arte” e é fruto do trabalho do historiador Fabio Richter juntamente com o museólogo Renilton Matos. Nela pode-se ver os diversos espaços (locais) por onde o museu passou ao longo do tempo; através de jornais, folders e fotos e arquivos históricos.
     Além desta exposição de longa duração, tem-se também diversas outras exposições de artistas (um pouco ou nada conhecidos) que dividem o novo espaço. Entre estes artistas, atualmente temos Silvana Leal e Guaraci Cabrera com a exposição “Seres sagrados: corpos colados  às conchas” que trazem fotografia digital (plotagem), rede de pesca,  conchas de mariscos, vídeos e outras coisas malucas que só vendo pra entender (ou não entender mesmo).  Ainda pode-se apreciar a exposição “Contemplo” de Bené Fonteles e outras exposições diversas, porém não há como detalhar quais artistas e quanto tempo as exposições irão ficar porque o site ( http://www.masc.sc.gov.br/) do MASC é tão desatualizado que afirma não estar ocorrendo exposição alguma agora; o que é inverídico, visto que fomos lá esta semana.
     Após ter ocorrido manifestação na frente do CIC em protesto ao descaso do Governo do Estado com a cultura, o CIC é também um reflexo do descaso do público com o local, pois quase sempre o local está vazio. O horário de maior movimento é quando há sessão de cinema, porém deste falaremos numa outra ocasião.
     Por enquanto, confira algumas fotos do MASC e suas exposições atuais, clique em cima da foto se desejar amplia-la: 





Endereço do CIC: Av. Governador Irineu Bornhausen número 5600. Bairro Agronômica (para os mais perdidos é depois do supermercado Angeloni).

Texto: Alessandra K. P.
Fotos: Gabriel P. K.

Um comentário:

  1. Muuuito bom Ale!!!e assim vamos seguindo... não podemos desanimar.
    Enquanto há arte.
    HÁ VIDA!
    ENQUANTO HÁ VIDA.
    HAVERÁ ARTE! VIDA E TUDO O MAIS...
    em suas sutilezas!
    bjs!

    ResponderExcluir