terça-feira, 17 de julho de 2012

Inverno na Serra Gaúcha II - Canela


     Para continuar a trip pela serra gaúcha, depois de irmos à "cidade dos olhos" da região, resolvemos passear pela sua vizinha: Canela. Uma cidade mais modesta e que investe no ecoturismo e nos esportes de aventura.
    Com uma beleza natural linda, não dá pra visitar Gramado sem passar também em Canela e visitar o Parque do Caracol, fazer trilha na mata gelada, passeio de tirolesa ou teleférico com vista para a cascata do Caracol.
      A boa notícia para os que foram (estão indo ou ainda vão) para o Rio Grande do Sul em busca do frio, é que realmente faz frio, no final de semana da viagem fazia abaixo de 0 graus Celsius e era de "doer os ossos".  Além de ser um local bom para passar frio é bom também para comprar roupas de frio, pois lá (visto que todo mundo usa e compra) tem mais variedade e qualidade. Com o frio, além do chocolate quente, do vinho ao lado da lareira e das outras dicas de inverno que passei no primeiro artigo sobre a serra gaúcha, recomendo imensamente que você coma um belo Churrasco! Visitar o Sul da America do Sul (inclui Uruguai e Argentina) e não comer uma boa carne não vale. 
       O único problema disso é ficar ouvindo as brincadeiras dos gaúchos de que eles fazem o melhor churrasco do Brasil, que ninguém no resto do país sabe fazer uma boa carne...enfim, o orgulho gauchesco vai de vento em polpa quando o assunto é churrasco. O que me faz pensar que não é frio que afasta o pessoal do RS, é esse clima de "eu sou o melhor do mundo", daí resolvem muitos dar com as caras aqui em Floripa. Mas verdade seja dita, a carne deles é boa e o gado também é melhor, não querendo desmerecer o poder do churrasqueiro.
       Depois de um belo churrasco, uma vota no centro da cidade! Visitar a igreja e todas aquelas coisas de turista, incluindo lembrancinhas. Mas o mais interessante mesmo é o parque do caracol. Apesar de ter que pagar para entrar e pagar pra fazer tudo lá, mesmo assim, é o melhor passeio que há na cidade. 
       No parque há trilhas, vista panorâmica, visita ao trem, esportes radicais ecoturismo. A vista panorâmica é um elevador que sobe um pouco e deixa você numa sala com vidros por todos os lados, la dentro a gente tira fotos da cachoeira do caracol, mas não vale tanto a pena, achei que a vista é quase a mesma do mirante. Lá nessa sala de vidro, há vanda de tudo que é lembrancinha, camisetas chaveiros e etc. Achei um absurdo porque a gente paga pra pegar um elevador que leva pruma vista que eu já vi, dai chego lá e a graça do "brinquedo" acaba em meio minuto, então percebo que lá é uma loja, e penso "tá, eles esperam que eu pegue a minha frustração e desconte ela comprando uma merda duma camiseta?". Saí de lá me sentindo roubada! Mas há passeios legais, como o teleférico ou a tirolesa. E o parque é bonito, vale a visita com certeza.

Na volta pra casa ainda passamos pelos moinhos de vento. E agora passear para o Rio Grande do Sul só no natal, outra época de festa para Gramado e região.
Para ver nosso outro artigo sobre a serra gaúcha clique aqui.
Confiram mais imagens do passeio, abaixo, clicando na foto para ampliar.




Texto: Alessandra Knoll Pereira
Fotos: Gabriel Pereira Knoll

Um comentário: