domingo, 18 de novembro de 2012

Costão do Santinho (Florianópolis - SC)


    Hoje vamos falar sobre o controverso Costão do Santinho, a praia mais segura e limpa do Sul do país. O acesso é para todos, porém o nível é outro e entre o superfaturamento e o nariz empinado o banhista comum fica sem nenhum dos dois e prefere ficar na praia vizinha: Ingleses. Vamos entender o porquê.



 “Rodeado pelas águas cristalinas de Florianópolis, o Costão do Santinho localiza-se no extremo norte da Ilha, em uma área de 1 milhão de m², sendo 750 mil m² de Mata Atlântica, costões rochosos e dunas preservadas dentro de uma reserva particular. O Costão do Santinho é considerado o resort mais completo do sul e um dos mais completos do Brasil. Oferece uma estrutura incomparável de lazer e serviços, com padrão internacional, além de bares, restaurantes, uma boate, e até um museu arqueológico, o 1° do país exposto ao ar livre, com inscrições rupestres de mais de 5 mil anos”.


   Esta é a propaganda que se encontra no site do empreendimento que fica numa reserva ambiental “particular”, assim como também se diz ser particular o “museu”, que é nada mais e nada menos que pedras com inscrições rupestres abertas a quem quiser ver ou tirar fotos delas.

     O Costão do Santinho, uma das poucas áreas da ilha de Santa Catarina em que não há disputa por um pedaço de areia ao sol (as outras opções de praias onde também não há tanta gente são remotas e só acessíveis através de trilhas, o que complica o acesso), e espalha a fama de ser a praia mais limpa do Brasil; é um pedaço de areai controverso e polêmico.


    Ali diversos empreendimentos milionários (e feitos para milionários) foram construídos e levaram o local ao status de “praia dos ricos”. A verdade é que quem nasceu em Florianópolis pouco frequenta este reduto de "finési" em que tudo é mais caro e um pacote simples de 4 noites de acomodação sai por mais de dois mil Reais.

    Parece que o termo "paradisíaco" que os moradores de Florianópolis usavam para falar do Santinho não cabe mais na definição da praia. O local virou um "point", algo que não combina com o ficcional conceito de natureza.


    Segurança é o que não falta nesta praia, com vários salva-vidas, helicópteros da polícia e sinalização de perigo na praia.


         
    O turista que se vê no turbilhão de propagandas sobre este recanto intocável, com seu ar de glamour em pleno verão, pode até acreditar que exclusividade é o prato da casa. Bem, pode acreditar, mas não desfrutará - exceto se o entendimento de exclusividade, intocável e glamour sejam distinto daquilo que os dicionários da língua portuguesa nos traduzem. 



     Realmente, as belezas naturais do Norte da Ilha, em especial a praia do Santinho, são surpreendentes. Além de ser uma boa praia para a prática do surfe; só cuidado com os seguranças do "grande empreendimento no canto direito"! Eles detestam surfistas na frente de seu glamouroso hotel. 
  
  


Texto: Alessandra e Gabriel
Imagens: Gabriel e Alessandra



Nenhum comentário:

Postar um comentário