quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Fernando de Noronha (PE) parte II



praia da cacimba do padre
       Com a intenção de continuar o nosso tour por Fernando de Noronha, agora vamos falar sobre as praias e locais específicos para você escolher em qual deles irá passar seu precioso (e bem pago) tempo de estadia no paraíso.  

        As diversas praias são divididas em duas costas: mar de dentro e mar de fora.   Começaremos a detalhar, primeiramente as praias do mar de dentro:
 
       
 a) Cacimba do Padre: é uma praia de areia clara e fofa, cheia de búzios. É uma da maiores praias da ilha, com 900 metros de extensão, além disso é lá que está a melhor vista para o cartão postal do paraíso: o Morro Dois Irmãos. Anote aí que esta é a praia que você tem que ir.
praia da cacimba do padre
praia da cacimba do padre

 b) Baía dos Porcos: O acesso é difícil, pois só dá para chegar  a pé, vindo da Cacimba do Padre em uma caminhada de 15 minutos pela areia, além de um trecho de pedras. 

     A  praia tem faixa de areia estreita, tem  muitas pedras que formam piscinas de águas transparentes. O paredão altíssimo e a vista do Morro Dois Irmãos completam o visual de tirar o fôlego.
baía dos porcos
baía dos porcos

baía dos porcos


     
      c) Praia do Sancho: O nosso correspondente Ernani Luz diz que esta é uma das praias que ele achou mais belas, com suas águas cristalinas e bancos de corais. 

      É  um dos melhores pontos do Brasil para a prática do mergulho livre. Na época entre janeiro e junho ocorre a desova das tartarugas marinhas, um espetáculo à parte. Há estudiosos que contam os ovos e mapeiam as tartarugas no local, já pensou em se candidatar à vaga? 

      Para chegar na praia do sancho tem que se passar por buracos nas pedras, e é imprescindível ir com um guia local. 




como chegar à praia do sancho



praia do sancho

       d) Praia do Cachorro: a bela praia tem areias claras e fofas e águas calmas e cristalinas, além de uma fonte de água doce.  Fica logo abaixo da Vila do Remédios, é a praia mais freqüentada pelos moradores da ilha, por isso tem local para sentar, comer e beber servido por um garçón, e você pode descansar um pouco, a infra-estrutura garante cerveja gelada e aluguel de snorkel.

praia do cachorro

 

praia do cachorro
praia do cachorro
praia do cachorro

      e) Praia do Meio: é uma pequena extensão e entre as praias do Cachorro e da Conceição, tem águas mansas e piscinas. Nos períodos de ressaca ganha boas ondas para a prática do surf. 
vista da praia do meio

praia do meio

praia do boldró

f) Praia do Boldró: Uma das preferidas dos surfistas no verão, quando as ondas chegam a cinco metros, a praia do Boldró atrai os banhistas no resto do ano em função de suas piscinas com rica vida marinha. Tem um bom restaurante na areia, que serve petiscos e pratos de frutos do mar. Um mirante nos arredores atrai turistas e nativos na hora do pôr-do-sol. Hora em que ficam todos com suas câmeras preparadas para cliques sem fim de um momento especial  de contato com a natureza.

praia do boldró

 



Praias do mar de fora


praia do leão

g) Praia do Leão: é a escolhida pelas tartarugas marinhas para desovarem no período de janeiro a junho. Com movimento bastante tranqüilo, ganhou o nome em função da enorme formação rochosa dentro do mar que se assemelha a um leão-marinho deitado. Ao lado fica o Morro da Viuvinha e, nas duas formações, uma infinidade de ninhos faz do local um santuário de aves. Entre os meses de abril e julho acontece a desova das tartarugas - sob supervisão do Projeto Tamar, os turistas acompanham de perto a corrida das tartaruguinhas rumo ao primeiro banho de mar!


praia do leão (marinho)

praia do leão
buraco da Rachel
h) Praia do Buraco da Raquel:  é cheia de piscinas naturais e rochedos, a mas  é proibida para banhos por medida de preservação ambiental. Mas pode ser apreciada através do mirante. O nome "Raquel" é atribuído à filha de um dos comandantes militares que costumava se esconder na imensa pedra à beira-mar e dizem que lá encontrava marinheiros e pescadores para relações amorosas, ou nem tanto.

     Na próxima postagem iremos comentar sobre a dica de culinária, sobre a vila dos remédios e sobre os fortes (dos remédios e  São Pedro). E, como não poderia ficar de fora, iremos comentar sobre o mergulho com as tartarugas. Aguardem!

Informações e Fotos: Ernani Luz
Edição fotográfica e Texto: Alessandra

Mais sobre Fernando de Noronha no Síntese Semanal, clique aqui.


mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário