segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Fernando de Noronha (PE) parte III


      Finalmente chegamos à nossa última postagem do especial sobre "o paraíso" de Fernando de Noronha.  Nossas críticas renderam alguma repercussão e fomos procurados pela Folha para uma entrevista. Queriam nosso depoimento em relação ao aumento da taxa para entrada na praia. Da entrevista (clique aqui para ver a reportagem completa) publicaram minha opinião: "A taxa é o menor dos problemas. Se tiver uma boa infra estrutura, como em outras praias do mundo, acho válido. É muito ruim ficar sem ducha e banheiro. O que não pode é cobrar uma taxa ambiental e não ter retorno, pagar só pra ver o pôr do sol." 

      Como iremos ver nesta postagem, apreciar um belo pôr do sol também é bom, porém o turismo erra muito quando foca apenas nas belezas naturais e no meio ambiente e esquece que se for cobrar alto, então deve-se oferecer algo, além de praia e sol.

     O interesse do Blog Síntese Semanal não é apenas valorizar e falar bem dos locais que visitamos, tentamos fornecer um panorama racional  com prós e contras para não iludirmos os viajantes com propagandas enganosas. Visto que estas já são realizadas pelas agências de turismo e por pessoas que não admitem que entraram em grandes furadas. Tem gente que viaja então é assaltado, pega chuva e mal tempo durante a viajem toda, passa mal, acaba no hospital e volta pra casa ainda dizendo que a viajem foi ótima. 

      Penso que meu papel é também lhe informar sobre os perigos.  Então esta última postagem da nossa série sobre a Fernando de Noronha irá falar das últimas atrações da ilha, da gastronomia (que é um dos pontos altos) e vamos fazer mais algumas críticas, embora alguns não gostem.

     Além deste aumento da taxa, ainda tem o problema dos produtos que compramos lá. devido ao aumento do Diese, alguns produtos da ilha ficam mais caros por conta do frete, pois como eu já havia dito aqui: não há produtos na ilha, tudo vem de fora, portanto tudo é mais caro.

      Mas vamos ao lado bom: um dos pontos altos deste passeio é a culinária. Apesar das pousadas serem muito simples (em relação ao preço que cobram), uma comida simples muitas vezes é tudo que precisamos não é? Em alguns restaurantes na vila dos remédios podemos comer comida típica e de ótima qualidade.Um dos restaurantes em que a comida é ótima e preço também, chama-se São Miguel. Nele, o bobó de camarão (veja foto ao lado) é a especialidade. Não deixe de pedir também a sobremesa! recomendo o sorvete de macaxeira.




        A vila dos remédios é o centro de tudo, embora haja lá quase nada. A Praça do Cruzeiro é bem simples, com sua igreja em estilo português, tradicional dos povoados.

      Outro ponto alto do passeio é visitar os Fortes e conhecer um pouco da história do local.


       Mas, como havia dito, o principal de Noronha é mesmo a natureza, não a estrutura. Apesar da cultura, a história e a culinária do local não deixarem a desejar (como a estrutura deixa) o que encanta é mesmo a paisagem a fauna e a flora.

       Um dos passatempos dos turistas é ficar  no raso procurando tartarugas e tirando fotos. Outra diversão para todas as idades é mergulhas com as tartarugas.






      As aves também tem sua vez, inclusive para quem quiser conhecer os criados de falcões.
 

                    O pôr-do-sol é uma atração à parte! os turista se reúnem e ficam na espectativa para ver e aplaudir este espetáculo da natureza, todos com suas câmeras a postos neste momento de confraternização.




Texto: Alessandra                                                                     Fotos: Ernani Luz

Mais sobre Noronha no no Síntese Semanal: clique aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário