quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Morro da Cruz (Florianópolis - SC)

    Um Bom passeio para realizar tanto no verão quanto no inverno é a visita ao mirante do Morro Pau da Bandeira, vulgo "Morro da Cruz", onde conseguimos a vista panorâmica de Floripa, com 285 metros de altura (não é o ponto mais alto da cidade, porém é de fácil acesso).

      O que precisa ficar claro desde o início de quem quer conhecer o "mirante de Florianópolis" é a falta de segurança e precariedade do local. Mesmo próximo às antenas de comunicação e emissoras de televisão e rádios da cidade, o local é um pouco abandonado. Apesar deste detalhe, a visita vale a pena.

Como Chegar

      Para quem vai de carro, a trajetória recomendável é a de subir a Avenida do Antão até o final. A entrada fica próxima ao Shopping Beira-Mar, mas é preciso cuidado com o trânsito, pois se passar da entrada, o motorista terá que refazer o contorno pelo Hotel Majestic.

       Para quem vai de ônibus é muito fácil. A linha 160 Morro da Cruz, da empresa Transol, situada no TICEN, plataforma A, faz o trajeto a cada hora. O passageiro só precisa sentar no ônibus e esperar o ponto final - que fica em frente a redação do jornal da RIC. 

Pontos de vista

   Existem algumas posições distintas para visualizar a cidade. A principal, que é o mirante oficial, ao lado da cruz que dá o apelido ao morro, tem uma boa vista, com um binóculos e fica de frente para as duas baías, e "de cara" com o continente. 

    Há possibilidades de ver apenas a baía sul ou a norte. Basta o visitante andar pelos caminhos. 

      Além da vista, lá também há rochasque são boas para a prática de rapel.





 

Morro das Antenas

      Situado entre as duas maiores emissoras do Estado, RBS e RIC, o morro conta com as antenas de todas as emissoras. É uma boa vista, e uma forma de conhecer um pouco a comunicação da cidade.





Fauna e Flora 


Coberta de vegetação nativa, o Morro do Antão é uma forma de estar no centro da cidade, mas também no meio da natureza de Florianópolis. É uma bela dica para passar uma tarde com o por de sol no fundo. Além da mata nativa por todos os lados (brigando com as antenas), há várias espécies de aves, além de alguns macacos com aparições raras.

Texto e fotos: Gabriel Pereira Knoll

Nenhum comentário:

Postar um comentário