segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

São Bonifácio: a rota das belas cachoeiras.

Centro de São Bonifácio.

A nossa sugestão de passeio desta semana é curtir as belas cachoeiras das pequenas cidades de Santa Catarina. Escolhemos a cidade de São Bonifácio, a poucos quilômetros da Capital, logo após o município de Águas Mornas.
Esta pequena cidade, com pouco mais de 3mil habitantes está inserida no parque da Serra do Tabuleiro (cerca de 20%), e tem mais de 50% de sua vegetação composta por Mata Atlântica preservada. Este vale, não mais que uns 7 anos atrás só era alcançado por estrada de barro. Pelo difícil acesso era habitada apenas por índios até 1864 quando foi colonizada por alemães.



Vista do Mirante na Estrada.
A estrada é cheia de curvas, portanto cuidado, obedeça a sinalização, principalmente no que diz respeito a ultrapassagem e velocidade. A vista durante o passeio é linda e há dois mirantes no caminho, que você pode tirar boas fotos. A cidade tem pouquíssimas opções de almoço, por isso a dica é levar umas frutas e sanduíches, fazendo um belo piquenique com a família, o amor ou a turma em uma das belíssimas cachoeiras deste recanto. Mas caso você tenha o prazer de encontrar os restaurantes abertos, a dica vai para o novíssimo restaurante dos Hawerroth logo na entrada do Município ou no clássico Essen Haus, bem no centro da cidade.
A cachoeira é belíssima, as águas deixam pele e cabelos limpos quando você vai embora - e a alma também. Diferente da praia, cujas águas salgadas do mar ardem os olhos, a areia faz de nós bifes à milanesa e a sola do pé cozinha, a cachoeira é uma boa dica para quem gosta de “limpar a alma”. Sem contar que algumas praias da minha bela cidade ficam tão cheias no verão que quando você finalmente consegue um lugar ao sol aparecem quinze ambulantes para te atormentar.
Primeiro Mirante.
Na cachoeira o sossego toma conta, a água é relaxante e ninguém te perturba, só a natureza. Sim! Leve repelente, pois os mosquitos são muitos. Ao passar nas pequenas estradas, entre fazendinhas familiares você vai sentir cheiro de bosta de vaca! Mas não reclame na frente dos colonos, lembre-se que você toma leite, come queijo, carne, tomate....e é de lá boa parte disto vem.
Não custa relembrar, como já foi dito em outra semana: tome cuidado ao tomar banho de cachoeira!
Para chegar lá o caminho é fácil. Sua principal e asfaltada entrada fica na BR-282 no município de Águas Mornas. A sinalização é boa e é só seguir o que as placas indicam.

Pai e Filho contemplando a vista.



Caminho feita a pé para a cachoeira.

Cachoeira.

Alessandra Voltando da cachoeira.

Vista da cachoeira para a estrada.

Vacas tomando um banho de sombra.

Vista Panorâmica da Estrada para a cachoeira.

Um comentário:

  1. Oi! Legal a sugestão de vocês. Eu conheci a Serra do Tabuleiro nessas férias e ela é realmente muito bonita. Almocei na entrada na cidade de São Bonifácio, um lindo restaurante, com lugar para festas, onde servem um peixe frito muito gostoso. Mas fica uma outra dica para vocês que também é em SC e não muito longe da capital: a Serra do Rio do Rastro - um lugar para conhecer de passagem, incrívelmente lindo, mas para mim apavorante também! De qualquer forma, vale a pena conhecer. Abraços.

    ResponderExcluir