quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Baia dos Golfinhos, Governador Celso Ramos.


 O Estado de Santa Catarina é repleto de lugares exóticos. Porém, quando falamos para os turistas sobre as praias da Grande Florianópolis, ou seja, na parte continental, vejo muita gente torcer o nariz para a proposta de conhecer aquele canto. 
    Pois bem, este verão sou obrigado a fazer uma pequena propaganda da Praia da Baia dos Golfinhos e ver se consigo quebrar um pouco deste preconceito com as praias continentais. Na verdade, o nome da praia não foi nos dado com certeza, nem mesmo o Google sabe o nome desta praia, mas pelo menos ele sabe o caminho. Mas sei que é uma praia do Município de Governador Celso Ramos, há 40km da capital. Quer dizer que é bem perto, né rapaziada?
    A praia é bem aconchegante e tem um clima, ainda, de Praia de Baia. Água calma, parada, boa - não é fria igual as águas da ilha. Outro ponto positivo para o local são os dois restaurantes localizados um em cada "ponta" da praia. Ambos servem muito bem, comida gostosa e típica, com preço muito bom - num deles você paga R$15,00 por um Buffet livre de frutos do mar contendo marisco, camarão, peixes. Excelente pedida para quem adora frutos do mar e gosta de se esbaldar comendo.


    O local também conta com uma exuberante vista de barcos pesqueiros, iates e escunas de turismo disputando o mesmo espaço na água. A praia fica com um climão meio Búzios (RJ) - entre o chique e o tradicional. Claro, ainda não podemos dizer que lá o lugar é chique. Ainda falta muito para a região ficar com uma estrutura boa - embora isto faça parte do Brasil. Isto é, para quem vai de carro, arranjar estacionamento é meio complicado, mas depois que se acha, o lugar é para passar o dia inteiro.
Claro, não podia deixar de destacar que a praia também é um ponto de parada para a turma das Escunas que saem da Beira-Mar Norte, região central de Florianópolis. Há muitas escunas aportando na praia, turista de vários cantos e muita gente fantasiada de pirata. Vai entender (risos)! 


    
    Uma das coisas que a praia chama a atenção, positivamente falando, é a falta de ambulantes em peso te empurrando coisas que você não quer comprar - como acontece na maioria das praias de Florianópolis. Isto torna um ambiente agradável para levar a família, a namorada, ou namorado, a esposa, ou esposo. Sem contar que muitas família, notoriamente,  passam o dia inteiro por lá, levando churrasqueiras portáteis, isopor com cerveja e refrigerantes no maior estilo "farofeiro". Falando assim parece que o lugar é meio caidão, mas pelo contrário. O respeito e a cordialidade das pessoas é o ponto mais positivo desta praia. Os tais "farofeiros" são daqueles que saíram de casa, ali de perto mesmo, e não querem perder a vaga do estacionamento.  
    Por fim, a vista da praia é linda, do outro lado vemos um pedacinho da praia da Daniela, na Ilha de Florianópolis e um cantinho da Praia do Forte. A localização é fantástica, não se demora muito para chegar, não há filas e trânsito parado. Tudo flui e a "viagem" até lá compensa muito. Agora, se você for um jovem procurando uma garota, acho que lá não é muito legal.


Como chegar: para quem não tem carro, há uma linha da Empresa Biguaçu (transporte coletivo da região da Grande Florianópolis) que leva até lá, se não me engano a linha é a Armação. O problema é que os horários são escassos e deve-se embarcar lá no terminal Cidade Florianópolis (terminal antigo). E pra quem vai de carro, é melhor olha o mapa aqui.


 Texto: Gabriel Pereira Knoll
Fotografia: Gabriel Pereira Knoll






2 comentários:

  1. Lindas fotos e um agradabilíssimo lugar.

    ResponderExcluir
  2. Lindo lugar! maravilhoso pedaço de paraíso aqui do Sul do Brasil!bjs.

    ResponderExcluir