sexta-feira, 9 de março de 2012

Calouros e Planetário da UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é conhecida nacionalmente.
Infelizmente não é pela sua estrutura nem pelo ensino ou pelos diversos projetos de pesquisa e extensão, nem pela SEPEX (Seminário que ocorre anualmente aqui chamado Semana de estudo Pesquisa e Extensão). A UFSC é conhecida quase no Brasil todo pelas matérias veiculadas pela Rede Globo de televisão sobre "droga no campus". A matéria mais conhecida passou no fantástico em que focou-se nos jovens fumando a tal marijuana despretensiosamente em pleno pátio em frente ao CCE (Centro de Comunicação e Expressão) bem como no "bosque", local com árvores atrás do curso de filosofia. Fico pensando que foi a maior promoção que o CFH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas) já teve! A propaganda mais específica para os que querem sair dos grandes centros urbanos e "fumar uma sossegado" aqui no bosque da Federal.
A segunda coisa que mais atraí todo o tipo de malandro a prestar vestibular aqui pra UFSC é a praia...ah! estas "1258968" praias (cada dia aumentam uma) das quais ele vai conhecer somente 6. No máaaaaximo do meu pensamento positivo ele vai passar 4, 5 ou 6 anos aqui e conhecer de 4 a 6 praias, mais a Lagoa da Conceição. A do Perí ele nem vai entender onde fica direito. Sendo mais crítica, alguns vão conhecer mais shoppings que praias. Outros vão passar mesmo a maior parte do tempo entre o quadrado: shoppings Beira-mar, Iguatemi, Floripa e Trindade, em que irão se sentir mais à vontade, mais dentro de seu habitat natural, com ar condicionado, cinema, lojas caras e comida industrializada deixando cada dia que passa os shoppings daqui mais parecidos com os paulistas, no estilo das lojas, na disposição dos cafés e no estilo.

Se já é difícil encontrar calouro em praias mais tradicionais (aquelas que saem do set Jurerê, canas, mole, ingleses...)Mais difícil ainda será encontrar calouro que irá conhecer direito a própria UFSC. Se em suas atividades de lazer já vê-se uma predisposição em que os calouros, principalmente os advindos do sudeste brasileiro (e saí pra lá que não é preconceito, é fato) acabam não saindo da sua zona de conforto nem pra conhecer as belas praias que aqui temos. Não saem do seu ar condicionado do shopping nem pra fazer trilhas, explorar a cidade, ir pro sul da ilha conhecer a cultura da cidade, quanto mais pra encarar uma caminhada pelo campus.

Pra esses e outro calouros desavisados informo que não podem ir embora desta cidade sem conhecerem o planetário. Não apenas porque é um lugar legal, interativo e instrutivo, mas porque é uma coisa que custou caro tá a disposição de todos. Um equipamento moderníssimo (foi o primeiro a se instalado no Brasil) importado direto do Canadá. Inclusive se fores lá no verão, leve um agasalho pois o equipamento foi desenvolvido para o frio e o ar fica em 20 graus.

depois do filme em 3D (há dois filmes de dois temas diferentes) há uma explanação ao vivo em que a professora explica sobre as estrelas e as constelações. E termina com outro filme (de rock!), um tipo de clipe com várias músicas de rock e imagens que remetem ao universo. Depois quem quiser ainda pode ir pro outro projeto, o observatório, e admirar ao vivo pelo telescópio a lua ou planetas como Marte e Júpiter. O observatório é um projeto do curso de física e ele só vai continuar se as pessoas forem lá e assinarem a lista de presença. É o que mantém o projeto "no ar". E por incrível que pareça as pessoas não vão o quanto deveriam. No planetário, por exemplo, dois terços das cadeiras (super acolchoadas e confortáveis) estavam vazias! Há sessões todas as quartas-feiras as 18 h e é grátis, pelo menos por enquanto. Aproveitem, levem as namoradas, namorados, noivas, maridos, aproveitem a lua cheia! Aproveitem a UFSC antes que já seja hora de voltar!


Para quem quer ter acesso à matéria sobre "drogas no campus da UFSC": http://www.youtube.com/watch?v=Qezu-yw-8sY

Texto: Alessandra Knoll Pereira
Fotografias: Gabriel Pereira Knoll

Nenhum comentário:

Postar um comentário