sexta-feira, 16 de março de 2012

Irresponsabilidade pública




Barreiros é um bairro do município de São José (SC) que se estende estrategicamente ao lado de Florianópolis. Possui várias saídas e é caminho para muita gente que visita ou sai da Capital de Santa Catarina. É um "centro" fora do centro das cidades (de Florianópolis e São José). Possui diversas lojas de eletrodomésticos e móveis, há Faculdades, colégios excelentes, e vem crescendo muito. O fato é simples: a proximidade com Florianópolis (Barreiros é praticamente Florianópolis - só notamos que estamos lá por conta da placa "bem-vindo a São José) e os preços muito abaixo aos da cidade vizinha. Isso chama muita gente pra lá, seja para viver, ou apenas para passar as noites, ou fazer negócios, etc. 

    Dependendo do lugar que você esteja, Barreiros é fantástica (como nas fotos acima). Apenas na vista, e às vezes para os motoristas, isto porque Barreiros sofre com a síndrome automotiva de São José - todos necessitam se locomover de  carro nesta cidade. Exceto aqueles que não tem dinheiro (de verdade). Esses acabam usando o transporte urbano, que também é uma lástima - e que não é o foco deste artigo, mas que daria uma boa crítica.

    Em consequência desta síndrome, Barreiros fica a mercê das vias para veículos, porque as vias para pedestres (leia-se calçadas e faixas de pedestres) são totalmente desrespeitadas. Hoje (16) presenciei mais uma falta de respeito com a população da região: obras interditando as vias, não só a de pedestres, mas também a de veículos. Porém, quem sofre muito mais com a falta de fiscalização e irresponsabilidade da empresas que bloqueiam estas vias é sempre o pedestre - a parte mais fraca da relação veículos-pessoas
    Na esquina da Rua Moura com a Avenida Leoberto Leal (principal de Barreiros), duas obras são realizadas simultaneamente. Isto não é problema. O fator decisivo são as consequência das atitudes das empresas que realizam as obras. Uma das empresas, que faz a obra bem na esquina destas vias, acabou interditando as calçadas de ambas as ruas. 

Não Satisfeita, a empresa joga terra na calçada, forçando pedestres a entrarem na via de veículos - a Avenida Leoberto Leal. Sendo esta a principal via, todos os ônibus que circulam no trajeto do município de Governador Celso Ramos ao Centro de Florianópolis obrigatoriamente passam por lá. Os pedestres, que não se dão conta do perigo, acabam disputando espaço com caminhões, carros, motocicletas, ônibus e bicicletas. Porém, num "confronto" entre pedestre e veículo, obviamente que o perdedor será o pedestre. Convenhamos: dinheiro algum paga uma deficiência física ou uma morte. 

E na rua ao lado, a Rua Moura, a conversa é pior. Antes mesmo de terminar o limite da Faixa de pedestre a empreiteira bloqueia a calçada com entulhos e areia, e para piorar, estaciona um caminhão caçamba ali mesmo, há poucos metros da esquina, dificultando a vida de motoristas e pedestres. 

O maior problema é que o poder público, pago para fiscalizar e dar-nos segurança (é para isto que serve o Estado), pouco se importa. Esta situação é indesculpável, mesmo que seja provisória ou esteja ali há pouco mais de um minuto. Em momento algum o pedestre deve correr o risco de entrar numa via rápida (como é o caso da Leoberto Leal) ou disputar espaço com veículos. A derrota sempre será da carne que luta contra a lata. A população, já condicionada a tais atitudes, visto que a maioria dos estacionamentos das empresas que se situam ali ficam na calçada, forçam sempre o pedestre a sair da calçada e disputar espaço com os veículos. 

A população se concionou a esta atitude; não dão mais importância. Mesmo que eles não deem importância, a atitude está errada e precisa ser revista pela prefeitura de São José, Guarda Municipal de São José e polícia militar, frequentadores assíduos desta região. É necessário, também, que a comunidade se imponha e mostre o descontentamento. Mas se a síndrome automotiva ainda estiver no sangue do Josefense e barreirense, a situação será irremediável.

Texto e fotografia: Gabriel Pereira Knoll

2 comentários:

  1. Camarada, pra Barreiros entrar nos eixos, ter uma merecida ordem, ser mais assistido, em todos os aspectos estruturais, se faz necessário passar da categoria de bairro para categoria de município.
    Barreiros é autossuficiente pra isso, mas o povo é meio devagar em matéria de efetivar essa questão. Lembro-me que alguns anos atrás, já morei aí nesse bairro, houve uma votação para que isso fosse concretizado; passando de bairro para município. Muita gente, em off, concordava com isso.No entanto, no dia da votação pra que isso ocorresse. Muita gente simplesmente se absteve de ir votar.
    Aí fica difícil, né?
    (Parece que pra reivindicar isso novamente, há de se esperar por mais alguns anos) Quem sabe, na próxima o povo faça acontecer.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Fala gurizão!
    Sugiro esse blog;http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=22163 (fotos muito legais)
    Abraços!

    ResponderExcluir