sexta-feira, 22 de junho de 2012

Despedida do Taliesyn Rock Bar

Fecha hoje o Taliesyn Rock Bar, com festa roqueira e muita birita.  Após inúmeras tentativas de melhoras, reformas, mudanças, disputas judiciais e até mesmo depois de  bandas tocarem de graça a fim de reanimar o bar, o Taliesyn saí do coma em que se encontra e chega na sua morte. Hoje à noite (19h) os aparelhos serão desligados e é o fim do bar, sem muitas surpresas. 
(ATUALIZAÇÃO 27/06/2012)

O Taliesyn foi tema de nosso primeiro artigo aqui (clique aqui para ver), quando falamos sobre suas qualidades, mas também sobre seus defeitos, entre eles: não servia comida, não havia tantas opções de bebida, os clientes fumam feito chaminé (quesito que melhorou após algumas fiscalizações da prefeitura), entre outros problemas que não mencionamos antes e não cabe agora revelar.

 Pergunto-me se foi apenas a contenda judicial que fechou o bar ou se foi a falta de opções dele. Apesar de ser uma opção underground na cidade, o Taliesyn dentro de si mesmo nunca teve muita opção além das mesmas poucas bebidas de sempre, as mesmas bandas de sempre, mesmo público de sempre, sem comida, e sem aceitar cartão (apenas cash, em que mundo esse pessoal achou que ia manter as portas abertas, século XVIII?)... é muita falta de opção!
Logo agora que, segundo uma lenda, eles tinham instalado máquina de cartão no lugar,  (não pude comprovar a lenda porque já tinha desistido de retornar ao bar para rever o já visto com tédio inúmeras vezes) o bar alternativo próximo à praça XV de novembro (rua Fernando Machado) irá fechar suas portas definitivamente. A festa de despedida ficará por conta das bandas Asshole Lions, Sabiá Preto, Pornô de Bolso, Vera Fisher e a banda que toca lá sempre: Texugo na Greta. Por essas e outras que eu não sentirei falta desta deste reduto, descanse em paz Taliesyn!


---------------------------------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO

Junto aos comentários maldosos que já circulavam nos cantinhos da ilha, sabíamos que o Taliesyn mais uma vez enganava seu público com a proposta de fechamento. Neste suposto último final de semana, de 22 a 24 de junho, recebemos um enxurrada de propagandas de amigos e conhecidos avisando o fim do Taliesyn Rock Bar. Parece que foi mais uma jogada de Marketing. Neste final de semana (29/06), uma ótima banda estará por aquelas áreas para tocar um ótimo rock'n'roll. A banda Apicultores Clandestinos não são culpados desta balbúrdia...
Não obstante a qualquer elogio à banda, críticas são necessárias ao local. No suposto penúltimo dia do bar, fomos conferir como iria ser - fazer jus à nossa crítica. Para a nossa perplexidade, o bar estava cobrando vultosas quantias de R$10,00 para entrar num bar que decretou fechamento - sim! Dez reais para algo que estava, decididamente, fechado era muito para a lógica perversa da gauchada gremista que coordenava o bar junto ao China.
Resolvemos não entrar, não compactuar, não dar dinheiro a quem administra tão mal um ambiente para o público. Fomos então ao nosso cantinho, nosso Caminito Florianopolitano: a Travessa. Lá, conversando com as pessoas, parece que todos concordavam com nossa suposição: o Taliesyn não estava para fechar. Vergonhoso é enganar o público... não sei como aquela espelunca ainda conseguiu durar estes anos todos.

Um comentário: