terça-feira, 7 de agosto de 2012

Beira-Mar Norte: a clássica

  Funciona assim: quando você passa por Florianópolis, a Beira-Mar será seu caminho, pelo menos uma vez na semana. Mesmo no lado continental, lá em Biguaçu, você consegue avistá-la (do Estreito, de Coqueiros, dos altos de Capoeiras) isto pra não falar da parte insular. Portanto, este bairro famoso, chique e obrigatório da cidade é o nosso tema da postagem de hoje.

    
Embora a Beira-Mar seja uma das áreas mais urbanizadas e com construções grandiosas por todos os lados, não é difícil encontrar um pouco da natureza espalhada pela orla da baia norte. Os pescadores, amadores, profissionais e entusiastas que o digam. Os nativos costumam dizer que a baia é poluída e que não seria bom comer os frutos do mar desta região. Ledo engano! Existem pequenas comunidades, tanto na parte insular quanto continental da baía, que vivem da pesca e extração de molúsculos. Até o presente momento, nenhuma doença ou praga foi constatada nesta comunidades. Brincadeiras à parte, a vida marinha nos fornece contato com aves lindas e exuberantes, peixes típicos e cenas incríveis.
    


    Além da vida natural, a vida social do bairro é de 24h. De cafés a casas noturnas, a Beira-Mar conta com uma variedade de assuntos e estabelecimentos para todos os gostos. Além dos gostos, o interessante são as variadas casas de nacionalidades distintas. Na foto acima (dir.), vemos a Travessa Harmonia e seus três principais bares: Guacamole, Suchimassa e Didge, o primeiro de culinária mexicana, o segundo o de japonesa e por fim um autêntico pub australiano. Há dois anos ainda existia ou outro pub, irlandês e muito bem caracterizado - infelizmente fechou as portas, seu dono, o argentino Nicholas era uma figura fantástica, lamentamos. Mais à frente temos pizzarias, restaurantes tipicamente italianos, fast-foods norte-americanos, bares bem brasileiros e uma infinidade de opções e gostos.

    Com uma vida noturna bem agitada, e ótimos restaurantes, o certo seria falar de como perder as calorias consumidas no dia ou noite anteriores. Para isto, o passeio construído em toda a orla da Beira-Mar convida o morador, o turista e qualquer um a tirar a bicicleta da garagem, o patins do armário ou apenas jogar a preguiça de lado e dar uma bela passeada.
    Cenas inusitadas não faltaram. Os casais apaixonados estão por todos os lados, os aficionados pela saúde também. Assim, a cara do Bairro vai se moldando aos poucos.
     Para quem vem a negócios, provavelmente conhecerá o famoso Majestic hotel. Dizem as más e boas línguas que este é o melhor hotel da região. Bem, nunca provei, mas tomarei nota dos comentários que já escutei pelas ruas - embora saiba que todo boato é pouco fundamentado. Entretanto, não há como negar a beleza do "majestoso Majestic", com seus vidros, a piscina de borda infinita, etc. Ali perto, bem do outro lado da esquina do hotel, não poderia faltar o primeiro grande Shopping da Cidade, o Beira-Mar Shopping. Foi o que eu disse no início, há oportunidades para todos os gostos; os paulistas que o digam! Agora eles já têm um lugar para visitar na Beira-Mar (rs).
    O hotel, além de abrigar turistas, também conta com restaurante que todas as sextas abre às 18h para "happy hour". Fica a dica para quem quer conhecer pessoas do mundo empresarial ou de negócios. Eu, particularmente falando, prefiro os bares estilo brasucão ou os estilo pubs - sou mais povão. 

    Chegando ao fim de mais uma postagem, o que não pode faltar são os comentários das cenas inusitadas que você pode encontrar na orla da Beira-Mar Norte. Ali em cima vemos um ciclista pedalando com um celular na mão e mandando mensagem, ao lado um casal brincando de tirar fotos em poses nada convencionais; adorei o casal! Até trabalhadores sem o mínimo de segurança trabalhando no alto dos edifícios podemos ver. Outra coisa comum são as fotografias em toda a orla. Casais, amigos, desconhecidos e pessoas solitárias com câmeras na mão fotografando tudo que lhes é divertido ou belo. Grupos de adolescentes em fase escolar nitidamente construindo filmes e o que mais lhes forem possível. É um prazer enorme admirar estas cenas urbanas. A dica de andar por lá vale!



     Há de se destacar que toda a Beira-Mar Norte nasceu ali no final da Conselheiro Mafra, e que hoje está deserta e pouco cuidada. A ponte Hercílio Luz, que seria a via mais rápida para entrar naquela avenida, hoje está desativada e quase caindo, e a entrada da avenida, hoje está completamente diferente daquilo que foi um dia.




Texto: Gabriel Pereira Knoll
Fotografias: Gabriel Pereira Knoll

Nenhum comentário:

Postar um comentário