segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Verão da Lata – o livro

 
           Quase todo mundo já ouviu a lenda da maconha da lata. A primeira vez que ouvi este conto foi do meu tio mais novo, na época um dos vários surfistas que curtiam um rock “brasuca”, o sexo mais liberado e que aproveitavam a Floripa provinciana dos anos 80. Pois ele jura que algumas dessas latas chegaram até a nossa Ilha da Magia. 
           Para acabar (ou aumentar) estas discussões, foi lançado recentemente um livro sobre este verão muito louco.

        A lenda das latas de maconha em Floripa é fruto de uma história verídica em que  um navio foi pego no flagra pela polícia e acabou despejando 22 toneladas da mercadoria ilegal no mar. Estas latas foram levadas pelas ondas, ao vento,  e chegaram a sua maioria nas praias de Sampa e Rio. Porém ela foi até mais longe, visto que a polícia apreendeu 9 latas destas na terra dos gaúchos. Esta fato fortalece o conto do meu tio, que afirma convicto que  algumas (das 15 mil latas que estavam no mar) foram mesmo parar por aqui.
          O jornalista Wilson Aquino resolveu pesquisar e escrever sobre esta lenda urbana e lançou o livro intutulado Verão da Lata. No livro ele explica detalhes como, por exemplo, que cada lata tinha uma quilograma e meia. Toda essa droga apareceu como num passe de mágica para a galera surfista, e também pescadores que não sabiam bem do que se tratava aquilo. Nessa onda de surpresa  e felicidade da maioria, quem se deu mal foi o cozinheiro do navio, Stephen Skelton, que ficou preso por um ano e depois extraditado do Brasil. Os demais tripulantes fugiram antes que as latas jogadas ao mar começassem a boiar e entregar a fraude. Confira mais sobre esta façanha no livro.

Texto: Alessandra Knoll Pereira
Foto: divulgação

Um comentário:

  1. Até hoje, os figuras das antigas, que ainda curtem um "beisic", quando carburam um da "massa", dizem; "este é da lata". (virou sinônimo pra "coisa boa") Lembro-me dessa parada, foi real. Legal que tenha sido publicado um livro. sei não, esse autor , o jornalista, possivelmente compartilhou essa canabis sativa " da lata".

    Abraços!

    ResponderExcluir