sábado, 5 de maio de 2012

5ª Feira Catarinense do Livro (Florianópolis)


 Até o dia 12 deste mês estará ocorrendo a quinta feira catarinense do livro. O evento ocorre sempre no largo da alfândega, centro de Floripa. Além da venda de livros a preços bons há também variada atracão cultural e sessão de autógrafos. O ideia da feira é incentivar o hábito da leitura na população catarinense, uma nobre causa que ainda precisa de mais apoio. 








Uma das vantagens de ir pra feira é a promoção de livros. Eu já encontrei livros bons (clássicos, livros de filósofos consagradas por exemplo) por R $ 3,00. Tem estande de todo tipo, um vende tudo por dez Reais, outro negocia desconto, mas tem sempre aqueles que não vendem mais barato não, aqueles que aproveitam a divulgação e facilidade com o estande na feira e acabam vendendo até mais caro que na livraria oficial deles. Daí a gente tem que se cuidar, né? Ocorre que aí aparece mais uma vantagem da feira: pesquisa! Com tantas opções na mesma tenda nós aumentamos a chance de comparar os preços e ver o que é mais vantajoso. É bem viável sair feliz dali gastando 30 Reais, é só pesquisar bem.
 E o dia das mães que está pertinho? Corra pra feira do livro e compre um bom livro pra ela: tem literatura, política, enciclopédias, culinária, bem-star e até livros de sobre dietas malucas. Algumas destas leituras irá agradar a mamãe, certamente. E o namorado? agrade ele também, ou se não for o caso de agradar compre um livro bem grosso e dê na cabeça dele pra ver se o menino toma juízo. Além dos livros tem também uma banca com diversos mapas e umas fotos comunistas (se interessar...). Enfim, ideias de compras e presentes não faltarão, nem cultura, nem conhecimento. Ai que coisa boa! 
Para incentivar a leitura deve-se começar bem cedinho certo? Pensando nisso que a feira do livro tem muitos estandes de literatura infantil, que é o carro-chefe da exposição.O livro está cada dia mais ultrapassado, segundo a mentalidade dos antenados.  Em meio a tanta informação e desinformação na internet  e fica difícil de convencer os pequenos a pararem um pouco e lerem algumas páginas. Quando o assunto é presente pra molecada então: eles só querem ganhar games! Foi-se o tempo em as crianças colecionavam revistas em quadrinhos e liam até no "trono" de tanta empolgação com o enredo das leituras. Hoje eles só juntam DVDs de jogos e mais jogos, e ainda dizem que os deixa mais inteligentes! ah...estes pestinhas têm sempre uma resposta "esperta" na ponta da língua não e? Quem tem filhos, sobrinho, neto ou conhece alguma criança faça a diferença e dê a ele um livro! Num país em que o Ex presidente (Lula) divulga que nunca leu um livro até o fim porque "dá sono" é mesmo difícil de convencer não é mesmo? Mas a feira do livro está aí pra isso, pra te conquistar.
Curiosidade, Rafinha bastos nunca leu mais que 140 caracteres, clique aqui e assista entrevista (minuto 7:40).


Programação Cultural da V Feira Catarinense do Livro:
Hoje:  às 15h - Poesia ao Pé da Lua – intervenção poética – com Clã dos Nobres Arteiros
08/05 - às 15h - Poesia ao Pé da Lua – intervenção poética – com Clã dos Nobres Arteiros
08/05 - às 19h - Grupo de Dança – Colégio Paulo Freire
09/05 - às 15:30h - Grupo de Dança – Colégio Primeiro Degrau
10/05 - às 15h - Poesia ao Pé da Lua – intervenção poética – com Clã dos Nobres Arteiros
12/05 - às 11:30h - Dança com Estúdio de Ginástica e Dança Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário