sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cantina da Freguesia - Lagoa da Conceção (Florianópolis-SC)


A Cantina é  um aconchegante restaurante aberto desde 1996 e que mantém-se simples e discreto. Certo dia fomos ao bairro da Lagoa da Conceição à procura de uma sopa que me curasse de um belo resfriado. Assim encontramos este mimoso local com sopas deliciosas, ótima bebida, som ambiente agradável, e atendimento caloroso.
O ambiente é discreto porque iniciou não como restaurante, mas como um empório mesmo, onde eram vendidos vinhos e outras especiarias. Desta forma o sucesso do pequeno empreendimento foi transformando-se num restaurante para poucos lugares. Lá são servidos principalmente pratos italianos, e no inverno há buffet de sopas. 
Os sabores são incríveis. Tem desde a famosa canja de galinha (que é boa para qualquer parada) até a surpreendente sopa de pinhão. Há também os sabores feijão branco com costelinha e caldo de siri. Os sabores de sopas doces também não diexam a desejar: arroz doce e maça com canela. 
É uma experiência que mistura calor, cheiro e gosto. Não tem como descrever exatamente como é gostoso o aroma de canela misturado à um bom vinho branco ou a um suco que ajude a repor as energias. Com certeza irá deixar muito feliz pessoas que, como eu, gostam dos temperos, dos detalhes, das harmonizações dos aromas e sabores. O tempero de canela na sopa doce é colocado ao gosto do freguês visto que nos mesmos nos servimos no buffet quantas vezes desejamos. Já quem vai pedir o serviço à la Carte pode pedir se quer ou não com a canela. O detalhe elementar fica por conta das panelas de barro que mantém as sopas quentinhas o tempo todo. Este é o tipo de restaurante que não tem algo só pra esnobar ou pra fazer fita, mas em compensação tem oque você precisa para a sua noite ser perfeita. É tudo pensado com carinho para o seu bem-star. Não tem do que reclamar! Primeiro restaurante nota dez aqui no Síntese! Como o clima ainda não está muito frio, as sopas atualmente são servidas apenas à la carte. No menu há cinco tipos de sopas. Para quem não tem paciência para esperar até o frio chegar vale a pena conferir uma sopa só para instigar mais ainda a imaginação.
A Cantina da Freguesia trabalha com reservas, e não é barato. Mas o custo-benefício compensa, ainda mais se a noite for de lua cheia! Já dá pra aproveitar e começar com um passeio na Lagoa, depois uma sopa quentinha e vinho de ótima qualidade. Convide os amigos, se agasalhe bem  e curta o conforto e os pequenos prazeres da vida neste ambiente aconchegante.

Endereço e Contato: Rua Afonso Delambert Neto, 740, Lagoa da Conceição, Florianópolis. Fone: 48 3232 0150 (pode ligar que atendem rápido e com atenção). 



Abaixo algumas fotos das sopas: frutos do mar, feijão branco, canjica, maça com tempero de canela.








Texto: Alessandra Knoll Pereira
Fotografias: Alessandra Knoll Pereira e Gabriel Pereira Knoll

Um comentário:

  1. UAHU!! QUE DELÍCIA! ADORO SOPAS!!!que bom descobrir mais um lugar legal na Ilha! e tudo graças à vcs sobrinhos queridos!!ehehehbeijão!

    ResponderExcluir