sexta-feira, 4 de maio de 2012

Show de Jean Mafra & Bonde Vertigem neste dia 05 de maio

Foto: Ariel Homem
    Mais uma banda potente em Florianópolis. Para quem vivia se queixando há algum tempo atrás sobre a cena musical florianopolitana, chegou o momento de valer as palavras de promessas de apoio aos bons músicos da cidade. Mas, se o sujeito é novo na cidade e não conhece a cena musical, o Síntese Semanal aproveita a deixa e convida a todos para participar do evento Saliente, com Jean Mafra & Bonde Vertigem mais Fred Chernobil. O evento acontecerá na Casa de Noca, na Avenida das Rendeiras, no bairro Lagoa da Conceição e tem início previsto para as 22:30H. Mais informação sobre o show, clique aqui e acesse a página no Facebook do evento.


Foto: Ariel Homem
Como é de costume aqui nesta página: tudo que nos agrada, há de ganhar um tempo para nós. A bola da vez é Jean Mafra & Bonde Vertigem. Claro, Jean Mafra é uma figura conhecida na cena musical de Florianópolis há um bom tempo. Lá na primeira tentativa de organizar um grupo de "bandas da terra" que tocavam música própria em meados de 2004, lá estava Jean na Samambaia Sound Club, antes disso, lembro de ter visto o rapaz em outros shows, em vários movimentos culturais e sempre engajado com a cena de Florianópolis. Então, não há como negar que ele está vestindo esta camisa. Agora, chega de babar o ovo do cara, né? Vamos para o que interessa, a Banda dos rapazes.
Foto: André Motta
   Jean Mafra & Bonde Vertigem se descrevem como um "som pra o corpo". E de fato é. Não tem como escutar o som da banda e ficar parado. Misturando aquelas batidas incomum ao gosto de músicos profissionais, a conversa entre artistas e público fica a mais irada de todas. Já vi muito show por aí em que o público era de amigos, mas Jean Mafra & Bonde Vertigem trazem público de tudo quanto é canto da ilha - e do continente. Amigos, parceiros de negócios, bebuns da Travessa, mendigos com possibilidades de entrar no show e tudo mais estão ali, comprovando o que falo: a banda é foda. Fica a dica, Jean Mafra & Bonde Vertigem: dá pra fazer uma versão de "Sou Foda" só pra vocês. Brincadeiras a parte, provem este som delicioso com uma pitada cavalar de diversão na noite de cinco de maio. 
    Para quem ficou na curiosidade a respeito do som, pode clicar aqui e escutar o trabalho dos rapazes. Eu, particularmente falando, fiquei encantado com as músicas "(Meu Segredo) Solar" e "Eu Tô Bonito". Isso significa que amei os arranjos, a levada, o "batidão", o funkiado da música. Para fechar com chave de ouro, abaixo segue o release da banda:

"Pressa" é o primeiro trabalho de Jean Mafra & Bonde Vertigem. Jean é figura conhecida da cena musical de Florianópolis, apresenta-se como provocador na mesma medida em que se demonstra um artista versátil. Além dele, o Bonde é composto por Gringo Heinzmann, Cisso Fernando e o guitarrista Ulysses Dutra, espécie de unanimidade entre músicos locais.

Para entender os caminhos, os trilhos e a eletricidade que movem este bonde, é necessário manter em mente alguns pontos. O primeiro é que o som que você vai ouvir foi feito para o corpo, fazê-lo mover-se. Daí, temos o segundo ponto: o desafio de transpor para os fonogramas o embalo que o Bonde tem cumprido ao vivo (com urgência, suor e malícia).

O terceiro ponto é o da relevância e emergência de buscar referências capazes de dar conta desse desafio: além de rock e eletrônica, o Bonde incorpora sem pudor estéticas e sonoridades que vão do Tamborzão carioca ao Kuduro transatlântico do Buraka Som Sistema. Há também o eletro-brega de Gaby Amarantos, o eletro-pop e a tensão entre o elegante e o cafona dos hits de Hall & Oates. Sem se perder em uma vontade vira-latas de ser primeiro mundo, o Bonde é também feliz ao escapar de um deslumbramento com o terceiro mundo.

O quarto ponto é simples: o trabalho apresentado está à altura desses desafios. A sonoridade do Bonde desenvolve todos esses elementos sem perder coerência. O produtor Isaac Varzim, do projeto Mapuche, também trouxe colaborações substanciais.

Mais importante é o quinto e último ponto: esqueça os pontos anteriores e vá dançar. Jean e o Bonde querem festa, movimento. Relaxe e rebole com "All For Nothing", balance a cabeça com "Meu Segredo", pule com as batidas escuras de "Pressa". Curta. Agora. Sem demora. Tá bonito. O Bonde tem pressa. E já.
Juliano Malinverni


Clique aqui e saiba mais sobre Jean Mafra & Bonde Vertigem no Síntese Semanal.




Atualização 08/05/12


Acabamos não comparecendo ao show de Jean Mafra & Bonde Vertigem naquele sábado. No dia seguinte tínhamos compromissos com a empresa que eu trabalho, impossibilitando que eu fosse ao show fazer a cobertura e comentar. Entretanto, acredito que o evento tenha sido um sucesso por parte dos artistas e músicos. Já sobre a realização, local e restante dos pormenores que não são da banda, não posso falar nada - afinal, nesta postagem a única coisa que conhecemos é a banda Jean Mafre & Bonde Vertigem. 

Espero que tenha sido de "quebrar o coco" este show.


Texto: Gabriel P. Knoll
Fotografia: Divulgação da Banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário