quinta-feira, 17 de maio de 2012

Sobrado Encena

Estamos em mais um daqueles lugares alternativos de Florianópolis. Obviamente, pela localização, não haveria de ser diferente. Vamos nos achar: a dica da vez é mais um bar situado na Travessa Ratcliff, centro da cidade. Já havíamos falado da Travessa numa postagem sobre o Canto do Noel, também mencionamos a pizzaria, o Australian Pup... então, restou apenas o Sobrado Encena, ambiente novo naquele que considero a melhor noite de Florianópolis: a Travessa.


    O Sobrado Encena é um tanto diferente dos outros bares daquela região. Por ser o segundo andar, a interação com as pessoas é um pouco reduzida, diga-se de passagem. Não há ambiente externo para os consumidores - apenas uma sacadinha bem modesta para os fumantes com vista para a rua (foto acima). 
    A Alessandra acentuou a necessidade de falarmos do maior ponto positivo - para ela - do Sobrado Encena: o banheiro. Como é de costume nestes bares alternativos, os banheiros são meio que jogado às traças. Mas aqui a conversa é bem diferente. Banheiro amplo, com toalha e sabonete líquido, de uma limpeza impecável, às vezes fica até mais prazeroso ir ao banheiro a ficar no salão - extremista, hein?
     De qualquer forma, não poderíamos sair do lugar sem pedir uma comida, algo que mostrasse como é realmente o serviço. Informaram-nos que ali havia a possibilidade de pedir Calzones daqueles no estilo italiano. Foi aí que resolvemos falar do local. O atendimento é fantástico - deveras por ser novo. Mas o prato, confesso, estava gelado e meio sem graça. A expectativa foi maior que a realidade. O atendente, ao recolher os pratos, pareceu atencioso e nos perguntou como estava, respondemos com honestidade e ele voltou a ser mais atencioso e amigável. Ponto positivo, daqueles bem grandes, para o atendimento e serviço do local. Pena que a comida estava meio "sem-graça".
    Já a bebida, resolvemos ficar no Chopp e refrigerantes. Sem erro. O estabelecimento que erra no chopp ou no refri deve pedir de antemão a carta de falecimento precoce. Mas o sobrado não é assim. O Chopp é de ótima qualidade, leve e muito saboroso. Já o refrigerante, não ouso bebê-lo! Faz mal e dá estrias (rsss). Brincadeiras a parte, o Sobrado Encena é uma boa pedida de local para passar a noite com os amigos.
    Além do ambiente, a turma que ali estava, no início da noite, era muito divertida. Até flagramos dois "jovens" jogando uma xadrez muito irado. Claro, uma dele é meu amigo desde a época da faculdade. Para quem fez filosofia, este seria o melhor esporte para este tipo de estudante. A batalha entre os dois estava tão acirrada que mal consegui falar com este meu amigo - faz parte. Quando o jogo fica caótico, toda a concentração é pouca. 
     Agora preciso falar de dois inconvenientes. Erramos o dia, de fato. A primeira surpresa desagradável foi o PPT, uma seção da polícia especial de Santa Catarina, entrando no estabelecimento com um rifle Falcon. Isto não tem a ver com o próprio estabelecimento, mas sim com a postura da Polícia Militar do Estado. A princípio, era para nos sentirmos seguros quando avistássemos a polícia, mas parece que ela causa tanto medo quanto bandidos e traficantes. 
     Mas eu desconfio porque a polícia estava ali, armada até "os dentes". Logo após a saída dos rapazes entrou uma comitiva de petistas (do Partido dos Trabalhadores) no recinto. Quem sabe aquela Falcon era para os petistas... os policiais poderiam estar nos salvando se tivessem chego alguns minutos atrasados (rss).  

Texto: Gabriel P. Knoll
Fotografia: Gabriel P. Knoll


Um comentário:

  1. Sou completamente apaixonada por esse bar, tenho lembranças de boas conversas nessa sacadinha modesta.

    ResponderExcluir