domingo, 16 de setembro de 2012

Janelas para Europa - o livro


     Fui então na livraria e comprei o livro Janelas para Europa. Conversei com a simpática autora e ouvi suas estórias  sobre a viagem com a família. Suzana já tem planos para mais viagens e está feliz em ter escrito este inspirador livro, mesmo sem ser uma verdadeira escritora, pois assim como embarcou nessa viagem cheia de expectativas e medos, da mesma forma escreveu seu livro: como uma experiência única. O livro janelas para Europa é na verdade um diário pessoal da autora que o escreveu durante sua viajem com a família para diversos países europeus.

        O livro é bem superficial, numa linguagem simples e com alguns erros de datilografia que a editora deixou passar. Durante os dois primeiros meses a família ficou Na Inglaterra, fazendo um curso de inglês e essas primeiras páginas são bem chatas. Contei em duas semanas de estadia, por duas vezes a autora conta que fez feijoada, ou seja, a família ainda não estava habituada à Inglaterra e mantinha muito os hábitos e cultura brasileiros.

        A primeira metade do livro consiste em relatos muitos simples onde a autora conta como foi seu dia,”fui pra tal lugar e achei legal” e não diz porque achou legal, o que tinha lá que era legal? O leitor fica achando tudo muito incompleto.
        Depois a gente vai lendo e vendo a transformação, Suzana vai se soltando, vai gostando mais das culturas por onde passa e começa a descrever melhor os lugares. Não chega a demonstrar que é culta ou bem entendida do assunto ( a não ser quando se trata de informações religiosas, estas ela explica bem, e para mim que sou ateia chega a ficar entediante o amor pela igreja) mas já mostra curiosidade e interesse por alguns assuntos como: como se faz o vinho do Porto e a história do portão de Brandemburgo.

       Apesar de superficial o livro é inspirador, pois foi escrito não por uma entendida em Europa, mas sim por alguém que embarcou nessa viagem de peito aberto e humildade para aprender como uma criança que descobre o mundo.

 Texto: Alessandra Knoll Pereira

Um comentário:

  1. Já estou anciosa para ver sua crítica do meu primeiro livro que (ainda) nem lancei. Espero Tbém que vc se converta a algum tipo de religião até lá! OKEY??? beijinhos da TIA!!!

    ResponderExcluir