sábado, 13 de outubro de 2012

Festas de outubro em Santa Catarina - Oktoberfest 2012



    Para uma região do Brasil, colonizada por Europeus, em sua maioria alemães e italianos, outubro é mês de festa! A oktoberfest é tradicional de Munique, Alemanha, onde há a maior festa de outubro do mundo. A segunda maior é em Blumenau, cidade industrial do nosso Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil!


    Inicialmente Blumenau teve a ideia de fazer uma festa em outubro porque ocorreu uma enchente que destruiu parte da cidade num inverno há quase 30 anos, e a festa seria uma boa alternativa para angariar recursos e reconstruir a cidade. A partir de então já foram 28 anos de festa, que está na sua vigésima nona edição.


     A Oktober em Blumenau vai do dia 10 ao dia 28, quase o mês todo e tem muitas atrações. Há desfiles todas as quartas e sábados com cerca de 2.500 figurantes, além do carro da cerveja (em alemão: Bierwagen) que passará todos os dias às 15h30min na avenida central, a famosa Wurststrasse, ou como é chamada atualmente: rua XV de Novembro. A rainha da festa e as princesas andam pelo pavilhão embelezando ainda mais a festa com a enorme simpatia que este cargo necessita. 

    Para comer e beber há uma infinidade de pratos típicos da culinária alemã, italiana, húngara, polonesa, etc. Alguns consideram que o festival gastronômico é o melhor  da festa, claro, unido a um bom chopp ninguém há de negar tamanha e perfeita combinação. A Oktoberfest tem atrações para todos os públicos, deste jovens festeiros que querem paquerar com muita cerveja na cabeça, até peças de teatro para crianças.  Dança, cultura, e diversão te esperam em Blumenau! Corra que logo mais todos os leitos de hotéis estarão ocupados. 



    Um dica para quem vai a Oktoberfest de Blumenau, é ir com o famoso traje alemão de Frida ou Fritz. Desta forma, a entrada é "na faixa" nos pavilhões da grande Festa. 
     Mais antiga que a Oktober é a Tirofest, que há 79 anos acontece em Treze Tílias. Festa tradicional austríaca que vai até 14 de outubro, neste domingo, no parque de exposições Johann Otto Kung, com entrada gratuita.
    Além da festa mais popular e da mais antiga, outras cidades entraram na onda e também fizeram sua própria festa de outubro, como a Oktober de Itapiranga (dias 19 a 21), tem também a Oberlandfest em Rio Negrinho (19 a 21), Festa do Imigrante em Timbó (termina dia 14); Fenarreco em Brusque (até dia 21), Marejada em Itajaí (até 21) e a Schützenfest (ou, festa do tiro) em Jaraguá do Sul que vai só até este dia 14 e tem como maior atração uma competição de tiro.


Saiba mais sobre as festas na nossa postagem do ano passado, clicando aqui!
Em novembro tem também a festa regional de São Pedro de Alcântara, a primeira colônia alemã de Santa Catarina, e sobre ela também já fizemos nossa postagem que você pode conferir clicando aqui.

Texto e fotografia: Alessandra & Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário