domingo, 14 de outubro de 2012

Portões Abertos na Base Aérea - Florianópolis

     Conforme a tradição, a Base Aérea de Florianópolis abre seus portões no domingo sequente do dia das crianças. Tempo para conhecer a base, os militares e os serviços prestados por estes servidores públicos federais. Desde às 9h da manhã havia pessoas chegando ao local e as atrações foram até o final da tarde. 
    Muita gente foi para o sul da ilha de Florianópolis prestigiar o evento, que é um dos mais democráticos da cidade. De militares aos motociclistas, a base aérea recebe visitantes de todos os cantos. Tanto é verdade que as estradas para a base estavam engarrafadas em pleno domingo de feriadão.

 
    O clima não poderia ser melhor. Além de conhecer como funciona o serviço militar da aeronáutica, os visitantes conseguem ver de perto gigantescas máquinas, belíssimas armas de guerra, e uma infinidade de equipamentos militares indisponíveis para visitas ao longo do ano. Além dos equipamentos, a base oferece inúmeras apresentações! Sem contar que qualquer militar estava lá, pronto para solucionar dúvidas ou apenas interessados em uma boa conversa sobre o serviço e funcionamento das aeronaves. 


   Os paraquedistas foram uma menção a parte. Ver o Bandeirantes das forças armadas lanças os profissionais mais capacitados do país saltar de paraquedas, é coisa de outro mundo. Os homens saem da aeronave, com um super-vento, plainam, pousam como se aquelo que carregam fosse parte integrante dos corpos "plainantes".  

   
    Entretanto, o ápice está para a equipe da "Esquadrilha da Fumaça". A turma que acompanhava a festividade parecia não querer nada além da equipe depois que escutaram os primeiros motores acionarem ainda na pista de manobras da Base. A cada manobra, gritos e aplausos; a cada roncar de motor, milhares de cliques de máquinas. 
      Para fechar com chave de ouro, o dia estava perfeitamente agradável, tranquilo e azul. Além de a base nos proporcionar um incrível seguranças, as pessoas que ali estavam só queriam se sentir bem. O fechamento foi um ótimo domingo de dia das crianças prazeroso.

----------------- ATUALIZAÇÃO 15/10/2012 -----------------

    Isto é, o fechamento de uma tarde prazerosa pra quem saiu de casa e chegou à Base Aérea até às 10h da manhã. Depois disto, o transito para o sul da ilha ficou insuportavelmente caótico. A fila se estendeu até o final do dia, com inúmeros problemas. Muitas pessoas perderam seus voos devido ao imenso engarrafamento, além de problemas mecânicos causados por uma estagnação de quase duas horas.
    Isto provou que Florianópolis, como capital, deveria ter muito cuidado em trazer eventos maiores que o aniversário do meu irmão mais novo. A capital mostrou-se uma cidade totalmente despreparada para eventos de grandes proporções, sem contar com a falta de educação de quem estava na fila em direção ao sul da ilha.
     Fica a nossa dica: tenham cuidado ao escolher horário de chegada em um evento em Florianópolis. A cidade, geralmente, não está preparada. Uma pena!

Texto e Fotografias: Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário