segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Oktoberfest 2012, Blumenau

 Como de costume, o Síntese Semanal está mais uma vez na maior festa alemã das Américas. E a cobertura do evento nos rendeu imagens muito bacanas do que foi esta grande festa. Primeiramente, reforçamos que a Oktoberfest é divida em duas partes completamente diferentes: o desfile na rua XV e a Vila Germânica à noite. Então, vamos conferir!
    A primeira parte do evento, na rua XV, há pessoas de todos os tipos "vestidas de alemão", pois a roupa de Fritz e Frida é a melhor forma de se sentir no evento. Mas isto não é apenas para os alemães de sobre nome, lá pode-se ter  a oportunidade de ver um autêntico Fritz ou Frida de olhos puxados, com a pela mais queimada, com os cabelos tão negros e lisos à Iracema. Assim abre-se as portas para as famílias adentrarem neste caldeirão cultural oferecido pela Oktoberfest de Blumenau.



   O que ficou muito a mostra nesta parte do evento foi a participação de famílias e crianças. Embora houvesse cerveja (é uma festa da cerveja, né? Vamos parar de ser politicamente corretos), a imagem dos pequeninos era o ponto alto das "alas". Assim, não podíamos deixar de lado os mais velhos, a presença de casais, de famílias inteiras se divertindo e sorrindo. Como falamos sobre a Oktoberfest de 2011, aquela lenda urbana do alemão bravo, frio e ranzinza se torna uma grande mentira. Eita povo feliz!



   
     Não podemos deixar em branco as belas imagens da cidade e da rua XV. Blumenau é uma cidade originalmente para o trabalhador, mas ainda assim ela tem um charme encantador de uma cidade turística. As construções típicas da Alemanha da época da colônia são o movente desta cidade tão brasileira quanto qualquer outra. O charme europeu da arquitetura blumenauense é tão marcante que os mais desavisados acabam pensando que ali não parece o Brasil. Claro, as cores da cidade são sempre o verde-amarelo-azul-e-branco misturados ao preto-vermelho-e-amarelo da bandeira alemã. Não os culpemos ou discriminemos: eles têm tanta raiz histórica quanto o nordeste brasileiro, só que diferente.
      As ruas, como se pode observar pelas fotos abaixo, mantém um charme de antigamente associado ao novo. As casas em estilo enxaimel  e os nomes antigos das ruas centrais se misturam ás contruções novas e semáforos, uma smistura interessante.


       Outro ponto alto da festa é a beleza feminina alemã: das singelas participantes com roupa de Frida às rainhas, princesas e modelos do evento. A Oktoberfest acaba lembrando o carnaval carioca, já que as pessoas querem ver tanto o desfile quanto as mulheres bonitas - embora com muito mais roupas às do Rio. Podemos ariscar dizer que a loura está para a Oktober como a mulata para o carnaval do Rio, cada região do Brasil com sua cultura e povoação características, e é isso que faz o nosso país tão diversificado e atraente. Abaixo um pouco disto que acabamos de descrever.


       A Rua XV é um turbilhão de pessoas alegres. Mas, escutamos um bela crítica: não há muito espaço para os mais velhos que se cansam ao ficar em pé durante as duas horas de desfile. Minhas tias, moradoras da cidade, disseram que não costumam ir ao desfile por conta dos espaços oferecidos. De fato, não há onde sentar, se encostar ou aproveitar a festa quando você é mais velho que o habitual. Embora tenhamos visto muitos velhinhos e velhinhas, eles geralmente ficavam sentados na meio-fio da calçada para ver o evento. 

 
     Chegamos à noite! Os pavilhões começam a lotar aos poucos e os primeiros bêbados "gorfantes" aparecem. A Vila Germânica e os produtos são coisas fantásticas a serem aproveitadas, mas aos poucos, o espaço que era de uma pessoa acaba sendo ocupado por 15 - e este número aumenta exponencialmente até às 24h. 



     Depois de compreendermos como é a festa, resolvemos nos acalmar e ficar numa posição de destaque para velhos sentados. Assim, os bêbados não seriam um problema a ser resolvido, mas sim algo integrante da festa que víamos ao longe. Resolvemos, por assim dizer, envelhecer - sem problemas. Compramos nossos Entenburger e Entenburger Mit Rotkhol com nossas cervejas Pale Ale e Dunkel, para saborear um pouco da tradição alemã.  Não nos arrependemos! A comida estava deliciosa e a cerveja não havia palavras para ser descrita. Nos fartamos com a comida típica alemã - lembrando um pouco da avó.  
    Um dos pontos altos da festa é justamente a comida. Então, conheçam a culinária alemã, esta é nossa dica fica para aqueles que pretendem ir à Oktoberfest de Blumenau. Usem e abusem dos sabores, porque não é fácil e não podemos comer todo o dia a comida alemã - fica outra dica: você passará a entender o real significado da expressão "peido alemão". 
    Sabemos que a festa tem altos e baixos, mas o Síntese Semanal sempre se encanta com esta festa tão tradicional para os catarinense depois da invenção deste evento. Há uma história de superação, luta e reconstrução por detrás da imagem de felicidade expressada na festa. Reconstruímos aquilo que parecia não haver mais salvação! E viva a Oktoberfest Blumenau!

    Não podemos esquecer que a festa ainda não terminou. Nos dias 24 (quarta) e 27 (sábado) ainda há desfile, e nos dias 16 e 23, às 19h30, os desfiles serão internos no Parque Vila Germânica. O concurso nacional de tomadores de chop continua, exceto nos dias 23 e 28. Há também o Concurso para a escolha da Rainha da 30ª Oktoberfest no dia 28 às 20h no setor 2 do pavilhão.

    Os pavilhões ficam apertos nos seguintes dias:

Segundas e terças-feiras das 18h às 24h;
Quartas-feiras das 18h às 2h;
Quintas-feiras das 18h às 3h;
Sextas-feiras das 18h às 5h;
Sábado das 11h às 5h;
e Domingos das 11h às 24h.

E para você não se perder no Parque Vila Germânica, eis o mapa:

Clique na imagem para ampliar

Texto e fotos: Gabriel Knoll

Um comentário: